quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Vitória pode valer o primeiro lugar


Com três vitórias em três jogos na Liga Europa, as contas de André Villas-Boas são muito fáceis de fazer quando o FC Porto, com nove pontos, defrontar amanhã o Besiktas, precisamente o segundo classificado, com seis pontos. Uma nova vitória garante imediatamente o apuramento e também pode valer o primeiro lugar, desde que o Rapid de Viena não vá além de um empate com o CSKA. Neste caso, mesmo se o Besiktas conseguisse igualar os 12 pontos dos portistas, o factor de desempate estaria nos resultados entre as duas equipas. Terminar o grupo em primeiro tem vantagens: dá direito a ser cabeça-de-série nos 16 avos-de-final e, por consequência, jogar a segunda mão da eliminatória no Estádio do Dragão.

O cenário de empate não é comprometedor para o FC Porto, tanto para a qualificação como para a obtenção do primeiro lugar. A equipa de Villas-Boas ficaria com dez pontos e o Besiktas com sete, podendo a qualificação ser resolvida nos dois jogos restantes, com a vantagem de a fase de grupos terminar no Dragão, com a recepção ao CSKA de Sófia, neste momento sem pontos.

O cenário de derrota com o Besiktas tem duas implicações, uma prática e outra psicológica. Quanto à primeira, se a diferença de golos nos dois jogos fosse a favor dos turcos (uma tarefa difícil dada a vitória portuguesa por 3-1 em Istambul), o FC Porto perderia o primeiro lugar, mesmo em igualdade pontual. Conjugando esse cenário com o da vitória do Rapid na recepção ao CSKA, os austríacos ficariam a três pontos dos portistas, quando, precisamente, o jogo seguinte opõe estas equipas em Viena. A consequência psicológica de uma derrota estaria numa eventual quebra de confiança da equipa em vésperas do clássico.

Vitória
Se o FC Porto ganhar soma 12 pontos e garante o apuramento para os 16 avos-de-final. E se o Rapid não for além de um empate, então o primeiro lugar fica desde logo garantido.

Empate
O empate não é comprometedor e adia o apuramento portista para os próximos jogos. Por exemplo, três pontos no último jogo, com o CSKA, seriam suficientes.

Derrota
Teria implicações na classificação se o Besiktas conseguisse uma maior diferença de golos no conjunto dos dois jogos. Mas o apuramento continuaria a ser perfeitamente viável.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: