sábado, 7 de fevereiro de 2015

FC Porto. De Hernâni a Brahimi, um dragão mais valioso em Moreira de Cónegos

Extremo contratado em Guimarães está na lista, assim como o argelino que já regressou da CAN. Triunfo é, mais do que nunca, obrigatório

Mesmo a tempo. O regresso de Yacine Brahimi da CAN coincidiu com uma jornada de fulcral importância para o FC Porto. Julen Lopetegui sabe que a deslocação a Moreira de Cónegos só pode acabar com uma vitória. Se isso acontecer, esta noite, os dragões podem assistir tranquilamente ao dérbi lisboeta de amanhã com uma certeza: conquistarão terreno a um (ou até a ambos) dos rivais na luta pelo título.

Além do argelino, o técnico espanhol convocou a mais recente contratação portista. Hernâni, ex-V. Guimarães, pode ser uma das opções para as alas do ataque. Martins Indi volta a ser chamado, depois de cumprir um jogo de suspensão. É, por isso, um FC Porto com novo fôlego que hoje se apresenta frente ao Moreirense. O desaire na Madeira foi prontamente corrigido com um 5-0 ao Paços; à entrada para o último terço do campeonato, os dragões podem aproveitar o fim-de-semana para reacender a batalha pela liderança.

O Moreirense, de Miguel Leal, está longe de ser o adversário ideal. Os cónegos já roubaram dois pontos ao Sporting em Alvalade. Na primeira volta, no Dragão, apesar da vitória portista por 3-0, só a 20 minutos do fim a formação de Lopetegui conseguiu desbloquear o marcador. Na Luz, o Moreirense esteve na frente até à mesma altura do jogo (terminou 3-1 para o Benfica), chegando a assustar os adeptos encarnados.

Historicamente, o favoritismo pertence por inteiro ao FC Porto. O Moreirense nunca bateu os dragões e os nove encontros no campeonato deram dois empates e sete derrotas. A primeira vez que a equipa de Moreira de Cónegos não perdeu com os dragões foi em 2003, com José Mourinho no banco azul-e-branco. No final da temporada seguinte (Maio de 2005), era Jorge Jesus que orientava o Moreirense no 1-1 com o FCP de José Couceiro.

"Espero, acima de tudo, a realidade de uma equipa que, para o campeonato, ainda só sofreu cinco golos em casa. O Moreirense é uma equipa forte, organizada e muito solidária, sobretudo a jogar no seu campo. Vai ser uma batalha dura e difícil, mas queremos vencer e vamos fazer por isso", afirmou o treinador do FC Porto na antevisão do jogo da 20.a jornada. Lopetegui avisou que os seus jogadores não vão pensar no Sporting-Benfica. Primeiro é preciso garantir os três pontos. Se as águias deslizarem em Alvalade, o FCP pode ficar a quatro ou três pontos do primeiro lugar, colocando mais pressão no conjunto de Jorge Jesus. Caso sejam os leões a não vencer, o segundo posto ficaria mais bem protegido das investidas do rival lisboeta.

POSTO À PROVA O mês de Fevereiro vai ser fundamental para o futuro dos dragões nas competições mais importantes. No próximo fim-de-semana, o FC Porto recebe o V. Guimarães, clube para onde enviou Sami, Otávio e Ivo Rodrigues (envolvidos na transferência de Hernâni para o Dragão). Depois, regressa a Liga dos Campeões, com uma deslocação a Basileia. Sem se distrair com as provas europeias, o FC Porto não pode falhar no Bessa. É que de seguida recebe a visita do Sporting (22.a jornada). Os leões venceram por 3-1 esta época no Dragão, para a Taça de Portugal. Mas a margem de manobra vai diminuindo e, caso a equipa de Lopetegui volte a ser derrotada, isso poderá ser fatal nas aspirações de ultrapassar o Benfica na liderança.


Moreirense-FC Porto, 20h15, Sport TV1

in "ionline.pt"

Sem comentários: