terça-feira, 17 de setembro de 2013

Capucho: "Vai melhorar a cultura do jogador português"

Treinador da equipa de Sub-19 dos Dragões salienta a importância da experiência que os jovens vão adquirir na competição para o seu futuro.
 
Nuno Capucho, treinador dos sub-19 do FC Porto, acredita que a Liga Jovem da UEFA servirá para "melhorar a cultura do futebolista português", obrigando-o, em período de formação, a maior exigência e a mais dias de competição.

Os portistas estreiam-se na UEFA Youth League (Liga Jovem) na quarta-feira, contra o Áustria de Viena, no mesmo dia em que a equipa principal dos "dragões" inicia a sua 28.ª participação na Liga dos Campeões.

"A cultura do jogador português tem que ser de maior exigência", referiu o técnico, em declarações à Agência Lusa, a propósito da importância que esta competição europeia poderá vir a ter na formação dos jovens talentos.

Para Capucho, antigo internacional português e campeão europeu pelo FC Porto, "não falta qualidade individual. Mas falta o hábito de competir duas vezes por semana".

"Isso tem a ver com o melhoramento dos quadros competitivos e a exigência que se tem que colocar nos mesmos. Só assim se abrirão portas [aos jovens talentos]", justificou.

O técnico está esperançado em que os jogadores "aprendam os valores que as provas da UEFA transmitem", como "o fair-play e experiência de jogos internacionais", mas também pretende recolher informação importante sobre "os níveis de formação do FC Porto e do futebol português", aproveitando o contacto direto com as equipas dos principais emblemas europeus.

Quanto a objetivos desportivos, Capucho recorda que "a cultura do FC Porto é gostar de ganhar", mas prefere que, "embora ganhar seja importante, isso aconteça num contexto em que os jogadores se sintam bem, joguem bem e com o registo do clube".

"Que não mudem os nossos princípios: controlo de jogo, ritmos diferentes, boa pressão sem bola, criatividade no último terço e jogadas geniais. Têm que manter o que têm aprendido", concluiu.

Também Vítor Andrade, capitão dos sub-19 portistas, é da opinião que "a equipa vai ganhar grande experiência" e que serão "momentos únicos" aqueles que passarão com o plantel principal, pois as viagens far-se-ão sempre em conjunto.

"É um sonho podermos participar numa competição como esta. Fazemos muitos torneios internacionais, mas não é a mesma coisa", concluiu o futebolista.

Os juniores do FC Porto jogarão, durante o mesmo período e nos mesmos dias, contra os mesmos clubes adversários da equipa principal na Liga dos Campeões, numa prova com regulamentos competitivos iguais.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: