sábado, 13 de dezembro de 2014

JESUALDO FERREIRA "Benfica vai querer controlar o FC Porto"

Treinador que orientou as duas equipas faz em Bola Branca a antevisão ao clássico de domingo. Jesualdo Ferreira espera um jogo equilibrado com os encarnados a tentarem manter a vantagem na classificação.

Jesualdo Ferreira considera que o FC Porto atravessa um momento melhor do que o Benfica. 

Em entrevista a Bola Branca, o antigo treinador de ambos os rivais lembra que a vantagem pontual dos encarnados pode determinar a estratégia de Jorge Jesus para o clássico. Do outro lado, estará um dragão com um ponta de lança que falta ao Benfica e com a defesa menos batida do campeonato.

"Face ao que tem sido a trajectória das equipas até agora, parece que o FC Porto está melhor, por questões psicológicas. Passou a Liga dos Campeões e tem tido melhores resultados do que o Benfica. No campeonato, o Benfica está por cima, com três pontos de vantagem. Pode mantê-la se não perder o jogo e vai tentar ter controlo sobre o FC Porto. Mas o FC Porto tem um ponta de lança que o Benfica não tem. É um jogo de alguma imprevisibilidade mas que será equilibrado", começa por afirmar.

O Benfica, afastado das competições europeias, aposta tudo no campeonato. Pela experiência de Jesualdo Ferreira, este factor não terá influência no clássico.

"Quando aparece um clássico em que o Benfica vai à frente e o FC Porto vai atrás, nada disso ocupa as cabeças dos jogadores. Se não perder, o Benfica mantém uma vantagem boa e o FC Porto vai atrás do resultado que permita ficar à frente do Benfica, porque vencendo iguala o Benfica, mas fica com vantagem", sustenta.

Para o resultado final do clássico deverão contribuir sobretudo as opções de natureza táctica e estratégica de Lopetegui e de Jesus, isto se os detalhes individuais não se sobrepuserem.

"Todos os jogos são decididos em detalhes inesperados, em acções inesperadas, em falhas que não são aceitáveis. Se as duas equipas jogarem ao nível delas, pode ser que detalhes possam resolver o jogo", completa.

Jesualdo treinou o Benfica em 2001 e 2002, antes de rumar a Braga, mas foi com o FC Porto, entre 2006 e 2009, que se sagrou como o único treinador português tricampeão nacional. 

in "rr.pt"

Sem comentários: