domingo, 9 de dezembro de 2012

Moutinho e James no topo do mundo


Edição de janeiro da "FourFourTwo" inclui os dois portistas no ranking dos 100 melhores jogadores. São os únicos do campeonato português.
Moutinho (64º) e James Rodríguez (99º) são os únicos jogadores da liga portuguesa incluídos na lista dos 100 melhores jogadores do mundo publicada esta semana pela "FourFourTwo". 

Os dois jogadores do FC Porto integram pela primeira vez este ranking que a revista britânica publica todos os anos na edição de janeiro. "O 'playmaker' do FC Porto quase superou Cristiano Ronaldo durante o Euro'2012. Ninguém fez mais passes (230) do que ele na Seleção. Além disso, Moutinho conquistou a posse de bola através de todos os (nove) 'tackles' que fez durante o torneio", lê-se no texto dedicado ao médio portista. 

O colombiano James Rodríguez, 99º classificado neste "Top 100 Best Players in the World", é descrito como "a mais recente estrela do FC Porto a entrar nas listas dos jogadores mais cobiçados em toda a Europa": "Em 2011/12, Rodríguez fez mais assistências (11) do que qualquer outro jogador da liga portuguesa. O nome dele terá sido inspirado em [James] Bond, mas 'El Nuevo Pibe' deveria ser comparado, mais apropriadamente, a Carlos Valderrama", acrescenta a revista. Tanto Moutinho como James, curiosamente, são jogadores ligados a Pini Zahavi, um agente/investidor com muita influência no mercado inglês. 

A lista da "FourFourTwo" inclui apenas três internacionais portugueses: Moutinho (64º), Pepe (41º) e Cristiano Ronaldo (2º), que este ano volta a ser batido no topo do ranking por Lionel Messi (1º). Nani e Fábio Coentrão - 36º e 40º, respetivamente, na lista do ano passado - deixaram de figurar num Top 100 dominado pelos jogadores espanhóis (21), alemães (11) e brasileiros (10). Mais de metade dos eleitos joga na liga espanhola ou na Premier League (28 cada). 

A liga portuguesa tem tantos nomeados (Moutinho, James) como a brasileira (Dedé, Neymar). Os clubes mais representados são Barcelona (13), Real Madrid (11), Bayern (nove), City (oito) e Chelsea (sete). 

Pepe (41º) ocupa igualmente o rol dos jogadores que mais subiram relativamente ao não passado: "É certo que ele pisou a mão de Messi, esteve envolvido numa confusão no túnel do Levante e terá chamado 'filho da p...' a um árbitro. Mas também é verdade que Pepe é um defesa de enorme talento", escreve a revista. O internacional português trepou 38 posições face ao ano passado e apenas foi batido, nesse aspecto, por Buffon (subiu 60 lugares), Falcao (+58), Pirlo (+51) e Joe Hart (+42). 

in "ojogo.pt"

Sem comentários: