quarta-feira, 12 de outubro de 2011

James com estreia nota 10 é o novo herói colombiano


James e mais dez. É desta forma que os media colombianos resumem o show do esquerdino do FC Porto em La Paz, numa exibição tão retumbante que esgotou todos os adjectivos. Estreante a titular e logo no arranque de uma fase de apuramento para um Campeonato do Mundo, James Rodríguez empurrou a Colômbia para uma importante vitória na Bolívia. O portista foi inesgotável a mais de 3600 metros de altitude, não acusando minimamente as expectativas nem as raras condições da capital boliviana, onde o ar rarefeito é inimigo de quem tem a missão de carregar uma equipa às costas.
Foi o que James fez, sendo unanimemente considerado o melhor em campo na primeira vitória de sempre da Colômbia naquele país em jogos de apuramento para fases finais de Mundiais. Com duas claras oportunidades de golo - negadas pelo guarda-redes Vaca - e muitos passes de morte que Pabón, sobretudo, não soube concretizar, James pautou todo o futebol ofensivo da equipa agora orientada por Leonel Álvarez e iniciou o lance decisivo. Com golos de Pabón e de Falcao (saído do banco), a Colômbia fez a festa e elevou o novo craque à categoria de herói.

O baile do debutante

> CAMISOLA 5
James era o número 10, para além de capitão, da selecção de sub-20. Essa é uma camisola que, para já, tem dono na equipa de Leonel Álvarez (Gio Moreno, que até foi suplente). Por isso, James cortou o seu número pela metade, mas não dividiu a sua qualidade de jogo.

> ESCONDERIJO
Com Falcao no banco, a estratégia do treinador assentou num sistema em 4x1x4x1, saindo James do lado esquerdo do quarteto do meio-campo. Um ponto de partida, já que o portista se destacou na organização do jogo, reclamando a batuta e dirigindo o futebol ofensivo da equipa.

> GOLO AQUI TÃO PERTO
Aos 23' e aos 59', James Rodríguez esteve muito perto de marcar. Era a cereja no topo do bolo para a estreia pela selecção de um jogador que está a ganhar grande impacto na finalização. No FC Porto, soma 11 golos em 38 jogos, superando já os 10 tentos que tinha conseguido pelo Banfield, mas em 50 partidas oficiais.

> TÉCNICO RENDIDO
Também ele um estreante, o seleccionador Leonel Álvarez rendeu-se ao jovem que lançou em La Paz. "O James fez um grande jogo, imenso, só lhe faltou o golo. Mas a Colômbia não pode ser só um jogador", alertou...

> LOUCURA NO TWITTER
Celebridades, jornalistas, ex-jogadores ou adeptos absolutamente anónimos. James foi um fenómeno no relvado com repercussão nas redes sociais. No Twitter, o seu nome multiplicou-se por comentários sempre elogiosos. "És o nosso 10", "um senhor jogador" ou "de longe o melhor", lia-se...

in "ojogo.pt"

Sem comentários: