sábado, 6 de abril de 2013

Helton só é superado por Aloísio


O guarda-redes iguala Drulovic contra o Braga. Depois fica apenas atrás do compatriota que brilhou na década de 90. E, a julgar pela idade, não deve ter tempo para um dia o superar
Helton cumpre segunda-feira o 195º jogo pelo FC Porto na Liga. O número não é redondo e nem sequer deve ser comemorado. Mas é importante para a história portista. O guarda-redes passará a ser, em igualdade com Drulovic, o segundo estrangeiro com mais jogos disputados de azul e branco vestido. E, como tem contrato até 2014 e o seu reinado não parece estar para terminar, é seguro que deixará o sérvio para trás, mesmo com hipóteses muito reduzidas de um dia bater o recorde de Aloísio.

O atual diretor-desportivo do Gil Vicente, indiscutível nos dragões na década compreendida entre 1990/91 e 2000/01, tem 335 jogos disputados. Teve a vantagem de ter sempre participado em campeonatos com 34 jornadas e não 30, como acontece atualmente. E, por ter mais duas épocas do que as oito que Helton está a completar, retira mais dividendos, mas isso não reduz a dimensão do seu feito. Se Helton jogasse sempre, precisaria de mais cinco temporadas para apagar o nome do compatriota. Aos 34 anos, falamos de um cenário altamente improvável. 

in "ojogo.pt"

Sem comentários: