segunda-feira, 23 de maio de 2011

O FC Porto um a um

A ESTRELA: James Rodríguez 10

Este miúdo joga como gente grande

Mal o árbitro terminou o jogo, o colombiano pegou na bola e não a deu a ninguém. Ficou com ela e percebeu-se a razão. Tinha acabado de realizar uma exibição memorável, com números espantosos para um miúdo de 19 anos. Marcou três golos, fez uma assistência para Varela fuzilar Nilson e ainda assinou o cruzamento na jogada do terceiro golo, de Rolando. Marcou dois golos com o pé esquerdo, um deles precedido de uma finta de corpo deliciosa ao guarda-redes vimaranense, e apontou o último de cabeça. Uma novidade. Os adeptos ficaram em êxtase, tamanha foi a qualidade da exibição do colombiano. Pegou no jogo sem medo, optou pelos passes simples quando não tinha espaço e descobriu nesgas livres de relvado para lançar os companheiros.


Beto 8
Tarde memorável no Jamor. Com uma defesa pela frente que nem sempre conseguiu segurar o ataque vimaranense, valeu a enorme eficácia de Beto. E houve exemplos dessa eficácia ao longo de todo o jogo, mas a principal aconteceu mesmo em cima do intervalo. Defendeu uma grande penalidade - uma especialidade, lembram-se do jogo da Taça, no Restelo? -, adivinhando o lado para onde Edgar rematou e chegando à bola com uma palmada. Ainda defendeu mais dois remates de Edgar, primeiro com um voo espectacular e depois ao dar o corpo à bola. Rui Miguel e Alex também experimentaram a qualidade da exibição do portista.

Sapunaru 6
Faouzi deu-lhe alguns problemas no início, que foi resolvendo com o recurso a uma maior concentração. Ainda assim, não se livrou de alguns sustos, especialmente nas bolas que lhe apareceram nas costas. Na segunda parte esteve bem melhor.

Rolando 6
No pior e no melhor. Ao contrário do habitual, deu muito espaço aos adversários e permitiu que o Guimarães acreditasse que era possível chegar aos golos com recurso ao futebol aéreo. O que aconteceu, aliás. Ligado ao primeiro golo do Guimarães, por não ter conseguido interceptar o cruzamento de Anderson, redimiu-se pouco depois, com um golo que colocou de novo a equipa em vantagem. Que nunca mais seria desperdiçada, de resto. O gigante Edgar foi uma fonte constante de problemas.

Maicon 6
No lugar do lesionado Otamendi, nem sempre conseguiu travar as investidas dos minhotos. Compensou na outra área, e de que maneira! Da primeira vez que conseguiu cabecear, o golo esteve perto. Depois chegou mesmo. O brasileiro cabeceou forte num cruzamento de James e Rolando marcou o terceiro.

Álvaro Pereira 6
Dando a ideia de algum desgaste físico, algo normal no último jogo da época, Targino conseguiu ganhar-lhe lances em velocidade. Aliás, foi do lado do uruguaio que nasceram os golos do Guimarães. Aos poucos começou a aparecer no jogo e até iniciou o lance do quinto golo. Sem Targino, a segunda parte foi mais descansada.

Fernando 5
Se foi verdade que saiu do jogo quando a equipa já tinha marcado cinco golos, participando em várias jogadas de envolvimento e fazendo recuperações, o brasileiro registou um erro fatal. Deixou Faouzi fugir, porque abordou mal o lance, e depois cometeu falta em plena área. Saiu ao intervalo.

Belluschi 6
Apesar do pouco ritmo, surgiu no onze e cedo reclamou protagonismo. Rematou com o pé esquerdo e James abriu o marcador. Formou com Moutinho uma dupla de pensadores simples, com trocas de bola constantes e passes que lançaram os avançados. Depois de um remate para fora deu o lugar a Souza.

Moutinho 7
Jogo de régua e esquadro, raramente falhando um passe. Disputou bolas com grande fulgor e nunca perdeu a noção do espaço. Foi o elemento mais regular do meio-campo, dando uma ajuda a Fernando nas recuperações durante a primeira parte. Com Guarín ao lado, continuou a articular o jogo portista, dando-lhe precisão sempre com recurso a processos simples.

Varela 8
Num ataque sem Falcao, o extremo foi um dos responsáveis pela grande quantidade de lances jogados pelo chão. Marcou um golo de bela execução técnica, sem deixar cair a bola na relva, e esteve perto de marcar o segundo. Valeu Nilson, que se esticou. Combinou lances com Hulk e esteve na jogada do último golo, saindo pouco depois.

Hulk 8
Um golo de canto directo e duas assistências, ambas para James, provaram a utilidade do brasileiro. Recuou para ganhar espaços e protagonizou igualmente jogadas individuais, sempre em velocidade elevada. Nilson e João Paulo negaram-lhe maior protagonismo, com duas oposições determinantes em remates que levavam selo de golo.

Guarín 6
Entrou bem para o lugar de Fernando, subindo depois com a entrada de Souza. Deu consistência ao meio-campo e assinou uma assistência para Varela, que não conseguiu o golo.

Souza 5
Mais macio do que Fernando, não complicou quando teve que jogar feio.

Mariano 5
Fez o último jogo com a camisola portista e participou na festa. Marcou um golo, prontamente anulado pelo árbitro por alegado fora-de-jogo. Duvidoso, no mínimo...

in "ojogo.pt"

Sem comentários: