sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Compras do defeso geram maior orçamento de sempre


A FC Porto, SAD aprovou ontem à tarde, em assembleia geral, por maioria sem votos contra, o maior orçamento da história do futebol português, com proveitos previstos de 94,7 milhões de euros e um lucro líquido de 2,1 milhões de euros para o exercício de 2010/11. A registar-se o lucro esperado, será o quinto ano consecutivo com contas positivas. Os valores do orçamento justificam-se com o elevado investimento no plantel (contratações de João Moutinho, Otamendi, James, Souza e Walter, sobretudo), como fez questão de salientar o responsável financeiro da SAD, Angelino Ferreira (ver peça à parte).

O orçamento também prevê a participação do FC Porto na próxima edição da Liga dos Campeões, o que dará uma receita orçamentada de 10,54 milhões de euros. Os direitos televisivos (9,3 milhões), bilheteira (11,75 milhões no total, incluindo bilhetes anuais, normais e quotização) e ainda patrocínios (10,7 milhões) também fazem parte das receitas previstas. Mas é nas vendas de jogadores que a SAD espera ter a receita mais expressiva: 47,37 milhões. Quer isto dizer que o FC Porto vai ter de vender muito no final da temporada? Não necessariamente. É que 35 milhões de euros já estão executados devido às vendas de Bruno Alves ao Zenit (22 milhões) e de Raul Meireles ao Liverpool (13 milhões), valores que não foram incluídos no último exercício contabilístico. Ou seja, resta angariar até 30 de Junho de 2011 uma receita de 12,37 milhões para cumprir com o orçamentado.

O total de custos operacionais da SAD portista será de 88,03 milhões de euros, continuando a maior fatia a pertencer à parcela relativa aos custos com o pessoal, orçada em 40,26 milhões. O aumento em relação ao exercício anterior é de cerca de um milhão de euros. A justificação é simples: já estão incluídos prémios de alcance de objectivos, como a participação na Liga dos Campeões.

Também sem votos contra, a assembleia geral aprovou, entre outros pontos, a substituição de Fernando Gomes por Angelino Ferreira e o relatório e contas individual e consolidado do exercício de 2009/10.

94,7

Milhões de euros orçamentados para o exercício 2010/11. É o maior orçamento do futebol português e a explicação está no alto investimento no plantel portista.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: