sexta-feira, 26 de novembro de 2010

F. C. Porto já passou Sporting em número de títulos há dez anos

O jogo de amanhã, sábado, entre Sporting e F. C. Porto será sempre um clássico do futebol português, mas há muito que a rivalidade entre os dois clubes deixou de fazer sentido, pelo menos no que diz respeito aos títulos conquistados. Com vantagem clara para os dragões...

Sporting e F. C. Porto defrontam-se amanhã à noite em Alvalade, num jogo que está longe de ser decisivo nas contas do título, tendo em conta os 13 pontos que já separam as duas equipas na classificação do campeonato, apenas com 11 jornadas realizadas.

O avanço do F. C. Porto sobre o rival lisboeta é, de resto, o espelho do que se tem passado nos últimos anos no futebol português, ao longo dos quais o clube do Dragão passou a ocupar um patamar superior, a ponto de se poder dizer que os dois emblemas deixaram, na maioria das vezes, de lutar pelos mesmos objectivos.

O número de títulos conquistados diz tudo: depois de várias décadas a assistir à hegemonia de Benfica e Sporting, o F. C. Porto passou a ganhar muito mais do que os rivais e, há dez anos, conseguiu superar o número de troféus que o Sporting tem actualmente (45). Na última década, os dragões conquistaram mais 20 títulos, chegando a um total de 66, a um dos 67 que o Benfica possui.

Pinto da Costa merece, naturalmente, grande parte do crédito, já que, quando assumiu a presidência do clube azul e branco, em 1982, o F. C. Porto tinha apenas 16 troféus no palmarés. De então para cá, foram 50 as taças levantadas pelos dragões, incluindo seis troféus internacionais: Taça dos Campeões (1987), Liga dos Campeões (2004), Taça UEFA (2003), Supertaça Europeia (1987) e Taça Intercontinental (1987 e 2004).

O F. C. Porto já leva vantagem sobre o Sporting no número de campeonatos nacionais (24 contra 18) e de Supertaças (17 contra sete), tendo igualado na época passada o total de Taças de Portugal conquistadas pelo clube de Alvalade (15), que a nível europeu apenas ganhou a Taça das Taças, na longínqua época de 1963/64.

Nos últimos 10 anos, os dragões ganharam 20 títulos (seis campeonatos, cinco Taças, seis Supertaças, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental), mais do dobro dos nove que foram ganhos pelo Sporting (dois campeonatos, três Taças e quatro Supertaças).

in "jn.pt"

Sem comentários: