sexta-feira, 26 de novembro de 2010

João Moutinho é mesmo um jogador à Porto, dizem eles

Abril de 2008: Pinto da Costa, numa entrevista à "Visão", confessa-se fã incondicional de João Moutinho. Disse mais: "Moutinho é um jogador à Porto." E mais ainda: achava improvável que algum dia pudesse constatar essa convicção de que estava ali um jogador feito à medida das ambições do clube, porque, dizia, o Sporting tinha o seu capitão no altar dos inegociáveis. Tinha, mas deixou de ter.

Novembro de 2010: algumas velhas glórias do FC Porto, três delas com ligação também ao Sporting, concordam com Pinto da Costa. Afinal era mesmo verdade: Moutinho tem provado ser um jogador à Porto. E isso é exactamente o quê? João Pinto, que carregou uma Taça dos Campeões à cabeça, diz que é "dar o que se tem e o que não se tem". Inácio consegue encurtar a definição numa palavra: no fundo, é "esfarrapar-se" em campo. André, referência histórica nos meios-campos de combate que o FC Porto foi tendo ao longo dos anos, atreve-se a sugerir que o Moutinho que vê agora vestido de azul não lhe parece o mesmo de Alvalade. Jaime Pacheco acrescenta que, para um verdadeiro jogador à Porto, não há distinções "entre treino e jogo". Conhecedor de causa, ou não tivesse ele experimentado os dois lados da questão, Pacheco diz também que o conceito, que não encontrou em Alvalade, se molda na garra que traça a identidade do Norte. Mas, nesse caso, os extremos tocam-se, porque do Norte que tem o FC Porto como bandeira ao Algarve, onde nasceu Moutinho, a distância ainda é considerável e, para Sousa, que também fez carreira de azul e de verde, a "cultura competitiva" de João Moutinho parece ter nascido com ele. Jaime Magalhães propõe outra explicação, ao jeito do bem popular diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és: Moutinho anda bem acompanhado. "Tem outros jogadores ao lado dele que o ajudam a sobressair mais em campo e a fazer a diferença."

Os adeptos do FC Porto estão conquistados. Aliás, de jogador à Porto a Dragão de Ouro pode ser uma distância curta...

29
Internacionalizações pela Selecção principal, com a particularidade de ter sido titular nos três jogos já orientados por Paulo Bento.

18
Jogos pelo FC Porto, em 20 possíveis. Falhou apenas os encontros com o Limianos (Taça) e Portimonense (campeonato).

Os adeptos de Moutinho


João Pinto
"Joga com garra"

"Um jogador à FC Porto é aquele que, em campo, dá o que tem e o que não tem, que joga com garra e sempre no limite, e o João Moutinho faz isso, além da enorme qualidade que tem. Não é fácil para um jogador novo chegar ao FC Porto e impor-se, mas o Moutinho conseguiu-o. Fiquei admirado por ter deixado o Sporting, porque foi sempre um jogador que pesou muito naquele clube, mas ainda bem. Quando cheguei ao FC Porto, os mais velhos foram-me passando a cultura do clube e a competitividade que tínhamos de ter para vencer. Penso que o João Moutinho poderá mais tarde transmitir isso a quem chegar ao clube, porque é um jogador que me parece ter a mesma forma de ver as coisas. Isso faz muita falta num clube."

André
"Tem humildade"

"O João Moutinho é de facto aquilo que o presidente disse na entrevista antes de o contratar: trata-se de um jogador à Porto, porque sabe ser humilde dentro de campo e dá sempre tudo o que tem. Está a fazer a primeira temporada no FC Porto, e acho que até já deve ser a melhor de sempre da sua carreira, porque não me lembro de o ver jogar assim em Alvalade e de fazer tanta diferença em campo como tem feito no FC Porto."

Jaime Magalhães
"Ele enche o meio-campo"

"O João Moutinho foi sempre o jogador que se conhece, simplesmente no FC Porto, que tem outra estrutura e que está habituado a jogar a Champions, tem outros jogadores ao lado dele que o ajudam a sobressair mais em campo e a fazer a diferença. Mas está à vista que é de facto um jogador que, como o presidente tinha dito, tem mostrado todas as qualidades para jogar no FC Porto, e reconhece-se nele a capacidade de encher o meio-campo, porque é um jogador que joga sempre com o mesmo empenho do princípio ao fim."

António Sousa
"Faz 60 jogos com a mesma alegria"

"É um jogador que tem sempre a mesma atitude em campo, é capaz de fazer 60 jogos com o mesmo espírito, alegria, entusiasmo e entrega total. Era isso que ele transmitia no Sporting e que o levou para o FC Porto. Depois vê-se que é uma coisa que faz parte da cultura competitiva dele, e não há muitos com essa mentalidade. Esta cultura que ele encarna, de certa forma sempre existiu no FC Porto, e recordo-me de que os jogadores mais velhos a transmitiam aos que chegavam, que absorviam tudo isso à medida que se integravam no clube, sempre à procura de alcançar o máximo."

Jaime Pacheco
"Dá sempre tudo"

"Jogadores à Porto têm características especiais, são os que dão tudo, seja em treino seja num jogo; estão sempre no máximo para ganhar, gostam de ganhar, porque é uma necessidade colectiva, mais do que individual. O João Moutinho é um jogador desses. Mas não se pode comparar a cultura competitiva do FC Porto com a do Sporting: são duas realidades completamente diferentes, mas não só no futebol. No Norte, as pessoas são mais aguerridas, mais sentimentalistas, colocam mais delas no que fazem, vivem a vida com o coração e com responsabilidade; no Sul, é diferente, vive-se um dia de cada vez. Senti isso no Sporting e procurei não me deixar contagiar. Se não ganhássemos hoje, ganhávamos amanhã, mas a vida continuava normalmente. Cá em cima, depois de uma derrota, nem se falava, não se saía à rua. Tínhamos pouca disposição para isso. No Sporting, sentia que podíamos e devíamos fazer mais, mas que não era entendido, e deixei o clube ao fim de dois anos. No FC Porto, quando se perdia havia um silêncio pesado dentro do autocarro. Mas não vamos ser ingénuos: o João Moutinho foi para o FC Porto porque o contrato era melhor. É natural que se sinta bem agora e que se vá apercebendo destas diferenças de valores, que só se começam a conhecer com a vida no clube e com as suas pessoas."

Inácio
"Esfarrapa-se e vai a todas"

"O João Moutinho é um daqueles jogadores que se esfarrapam e deixam o suor em campo. Vai a todas para ganhar as bolas com um grande espírito guerreiro, e é isso que o presidente aprecia nele. No FC Porto, está um jogador refinado, porque acho que a qualidade de quem joga ao lado dele também o ajudou a potenciar as qualidades. Isso faz com que ele marque mais a diferença em campo num clube que, ao contrário do Sporting, que privilegia uma base individual, exige mais empenho aos jogadores e se baseia num colectivo muito forte."


in "ojogo.pt"

Sem comentários: