sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Hulk a tocar no céu

Só messi e ronaldo participam em mais golos do que o brasileiro
 

Que Hulk está a fazer uma época de sonho, já todos sabemos. Que Hulk tem somado golos e assistências a um ritmo extraordinário, também. É, pois, sem grande surpresa que um estudo estatístico da base de dados online “IMScouting” coloca o brasileiro no terceiro lugar de um ranking internacional de eficiência que é liderado por Messi e tem Ronaldo na segunda posição.

O estudo analisa o tempo de que os jogadores precisam para estar diretamente associados a golos, assinando-os ou fazendo o passe decisivo. Hulk, que se tem destacado sobretudo na finalização, precisa de menos de uma hora para deixar a sua marca, aproximando-se muito do registo de Ronaldo no Real Madrid. São dados relativos aos campeonatos internacionais, pelo que está aqui posto de parte o impacto que o brasileiro tem tido na participação europeia dos dragões.

Com Messi, que é o melhor marcador do Mundo em 2010, a uma distância ainda considerável, não deixa de ter impacto esta presença de Hulk num pódio de ilustres. É o rendimento individual colocado em benefício do coletivo, mas é de três desequilibradores que falamos. Jogadores que transformam situações de 1x1 em sucesso e que têm facilidade em sair de um drible para um remate ou para um passe de morte.

Em suma, atletas que fazem a diferença e que têm catapultado as respetivas equipas para patamares de excelência. É significativo que Hulk tenha ganho uma posição privilegiada entre os maiores portentos individuais, o que dá ainda maior dimensão aos seus feitos e o projeta no mercado de uma forma que torna quase inevitável a sua saída no final da temporada.

Como Record já revelou, o assédio dos grandes tem-se intensificado por forma a antecipar também um autêntico leilão que promete resultar num dos maiores negócios do próximo defeso. Postas de parte estão negociações em janeiro, já que os dragões não estão disponíveis para beliscar o projeto de toda uma temporada. O próprio jogador tem mostrado, também, o seu comprometimento para com a causa portista, fazendo orelhas moucas à agitação mediática que é natural em torno de um rendimento superior e que vale já 16 golos para a equipa de Villas-Boas.

Espelho. A marca individual do Incrível espelha os feitos do coletivo. O imbatível FC Porto goza de um estatuto que só Real Madrid e Manchester United imitam. Têm sido os merengues, porém, que melhor competem com os dragões ao nível do binómio entre rendimento ofensivo e defensivo. O trabalho do novo treinador está à vista em ambos os emblemas, sendo curioso que tanto em Portugal como em Espanha estejam agendadas deslocações de fogo na próxima jornada. Alvalade e Camp Nou testam os líderes.

in "record.pt"

Sem comentários: