domingo, 14 de dezembro de 2014

CINISMO E FALTA DE PONTARIA

Benfica venceu Dragões perdulários por 2-0, no Estádio do Dragão

Um Benfica cínico e eficaz venceu este domingo por 2-0 no Estádio do Dragão, impondo a primeira derrota na Liga portuguesa aos Dragões e aumentando a vantagem na liderança para seis pontos. Os lisboetas apresentaram-se com uma estratégia de contra-ataque que acabou por surtir efeitos nas poucas subidas à área azul e branca, com Lima a apontar um golo em cada parte, sendo que ficam dúvidas sobre a legalidade do primeiro. O FC Porto dispôs de várias oportunidades para marcar, tendo atirado duas bolas à barra e visto um golo anulado, o que acabou por custar os três pontos.

O clássico começou com o FC Porto por cima do jogo e, logo aos dois minutos, Tello forçou André Almeida a cometer falta e a ver o amarelo. Aos sete minutos surgiu a primeira grande oportunidade do encontro, com Óliver, na esquerda, a servir Herrera, que rematou ao lado. Os dados foram lançados bem cedo: os Dragões iriam ter a maior parte da posse de bola e da iniciativa, enquanto os lisboetas definiram uma estratégia de contenção e contra-ataque. Se olharmos para a média de idades de ambos os "onzes", era nítida a maior juventude dos azuis e brancos (23,8 anos) e a maior experiência do Benfica (27,6 anos)

Os visitantes foram progressivamente equilibrando o jogo, sem nunca lhe tomar as rédeas, e voltou a ser o FC Porto a ter uma grande oportunidade para abrir o marcador, aos 32 minutos: Alex Sandro galgou metros, passou por Salvio e serviu Jackson, que acertou no corpo de Júlio César. Contra a corrente do jogo, foi o Benfica a chegar à vantagem, depois de um lançamento de linha lateral irregular de Maxi, que pisou a linha; depois, Lima parece desviar a bola para a baliza com a ajuda do braço, num lance muito duvidoso. Ainda antes do intervalo, Enzo Pérez viu o cartão amarelo, que deveria ter sido o segundo, depois de uma falta sobre Brahimi, aos 28 minutos.

O FC Porto entrou na segunda parte em busca do prejuízo, face a um Benfica confortável, com as linhas recuadas. E, num ataque que parecia inofensivo, Fabiano acabou por não segurar um remate de Talisca, com Lima a chegar primeiro ao ressalto e a fazer o 2-0. Lopetegui reagiu com as entradas de Quaresma e Quintero para os lugares de Herrera e Tello e os azuis e brancos recuperaram do murro no estômago e carregaram sobre o adversário. As oportunidades sucederam-se: aos 65 minutos, um trabalho de Quaresma foi anulado de forma milagrosa por Samaris; aos 73, um livre de Quintero passou ao lado da baliza de Júlio César; e, aos 76, Talisca desviou a bola para a trave da própria baliza, com Jackson a conseguir a recarga para golo mas a ver o mesmo invalidado por mão na bola.

Já com Aboubakar em campo, no lugar de Alex Sandro, Quaresma colocou a bola de forma perfeita na cabeça de Jackson, mas o melhor marcador da Liga acertou na trave. Tratou-se da última oportunidade para os portistas reentrarem na discussão do resultado, numa noite em que quase nada saiu bem à equipa.


LOPETEGUI: “O FUTEBOL FOI INJUSTO COM O FC PORTO”

​Técnico espanhol considera que os Dragões foram “muito superiores” ao Benfica

​Para Julen Lopetegui, o desfecho do FC Porto-Benfica (0-2) não correspondeu àquilo que se passou dentro das quatro linhas. O treinador portista viu a sua equipa “muito superior” ao adversário e lamentou as oportunidades desperdiçadas pelos azuis e brancos, que acabaram por fazer a diferença no resultado. Apesar dos seis pontos de distância para o primeiro lugar, Julen Lopetegui recordou que é cedo para fazer contas e que ainda estão 63 em disputa.

“Estamos tristes e desiludidos, pois sentimos que não merecíamos ter perdido este jogo. Fomos muito, muito superiores ao Benfica, mas hoje o futebol foi injusto com o FC Porto. Criámos várias oportunidades para marcar e não conseguimos, eles foram mais eficazes e, a este nível, isso faz toda a diferença. Dominámos o jogo todo e o Benfica foi nitidamente inferior, mas são os golos que valem pontos. Estamos tristes por nós e também pelos adeptos, pois sabemos como estes jogos são especiais para eles. Resta-nos continuar a trabalhar pois ainda há muito campeonato pela frente e 63 pontos para conquistar”, declarou Julen Lopetegui na conferência de imprensa que se seguiu à partida com os lisboetas.

Reconhecendo que os Dragões estão “numa situação pior”, Julen Lopetegui reiterou que ainda há muito para jogar e que a equipa vai continuar a lutar, até porque o futuro tem tudo para ser risonho. “Há muitos jogos pela frente. Estou orgulhoso dos meus jogadores, mas triste pelos adeptos, pelo clube, pela cidade. Fomos credores de um resultado diferente, mas o futebol deve ser o único desporto no qual podes perder quando és claramente superior. Temos de continuar a trabalhar e a acreditar, sabendo que, apesar da derrota, fizemos muitas coisas boas. Depois deste jogo, tenho ainda mais a certeza de que esta equipa vai dar muitas alegrias aos nossos adeptos”, acrescentou o treinador basco.


DANILO: “FOI UM JOGO MENTIROSO”

​Defesa brasileiro considera injusto o resultado do clássico, mas lembra que ainda há muito campeonato para jogar

​Danilo foi a voz da desilusão do plantel do FC Porto, no fim do clássico da 13.ª jornada da Liga portuguesa. O lateral brasileiro defendeu que o resultado foi injusto, porque os portistas “dominaram o jogo todo e dispuseram das melhores oportunidades de golo”. Mas garante que a equipa não vira a cara à luta, até porque ainda há mais de meio campeonato para se jogar.

“Foi um jogo mentiroso. O Benfica teve sorte em conseguir sair daqui com este resultado. Infelizmente, o futebol é assim. A verdade é que há muito campeonato pela frente e vamos continuar a trabalhar, dando sempre o máximo, porque ainda temos muitas possibilidades de ser campeões”, afirmou o internacional canarinho, em declarações no final da partida deste domingo.

Danilo reconhece que os seis pontos de vantagem para o primeiro lugar tornam “as coisas mais difíceis”, mas recorda que o FC Porto “já passou por situações semelhantes no passado” e foi capaz de dar a volta: “É esse o espírito deste clube, não desistir, trabalhando sempre com muita determinação para no fim sermos premiados”.

in "fcp.pt"

Sem comentários: