quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Rolando: "Sentimento de vingança"


Aos 25 anos, é um dos rostos mais mediáticos do F. C. Porto. Em entrevista ao JN, Rolando elogia Villas-Boas e diz que não há favoritos no clássico com o Sporting. Garante que tem o sonho - e o objectivo -, de ganhar a Liga Europa.

O que mudou para o F. C. Porto apresentar bons resultados?

O futebol não tem explicação. Tentámos ao máximo corresponder às expectativas e havia muita gente que não confiava em nós, mas provámos o contrário, com um sentimento de vingança. Havia pessoas que diziam que o campeão já estava decidido e nós provámos que, no F. C. Porto, temos qualidade para lutar sempre para sermos campeões.

Mas quem não confiava na equipa?

A maioria das pessoas que escreve nos jornais e fala na televisão.

Qual é a maior virtude de Villas-Boas?

É um grande treinador e gosto muito de trabalhar com ele. Tem métodos espectaculares e uma forma de estar muito próxima dos jogadores. Transmite-nos confiança, prepara muito bem os jogos e sabe lidar com a equipa no campo.

O treinador já disse que um dos objectivos é chegar ao final do ano sem derrotas. É possível?

Toda a gente, neste momento, vai querer ser a primeira equipa a bater-nos, mas isso só nos dá mais confiança. É aquela pressão importante e procurámos vê-la pelo lado positivo. Temos qualidade. Não só para não perder, como para continuar a ganhar. No F. C. Porto não chega não perder, o importante é ganhar.

O F. C. Porto tem dez pontos de vantagem sobre o segundo classificado. Passa-vos pela cabeça não ganhar o título?

Mesmo antes de começar o campeonato, nunca nos passou pela cabeça não ganhar o título. No F. C. Porto, estar um ano sem ganhar o campeonato já é muito. Sabemos das nossas obrigações e o dever de dar o máximo. Agora, estamos na frente, temos uma vantagem boa e vamos tentar, pelo menos, manter essa distância.

O F. C. Porto joga com o Sporting e está em primeiro lugar. É favorito?

Não. Nos clássicos é sempre complicado atribuir favoritismos, porque são jogos especiais e os jogadores transcendem-se. Quem está por cima quer provar por que está por cima e quem está por baixo quer provar que não merece estar por baixo. Estamos em primeiro, a fazer uma grande época e vamos tentar provar que temos qualidade para vencer.

É uma desforra tendo em conta a derrota, em Março, por 3-0?

Não. A época passada já lá vai. Foi um jogo mal conseguido, vamos aprender com os erros e rectificá-los para dar seguimento ao bom trabalho.

O Sporting é uma equipa irregular?

Só me diz respeito o F. C. Porto, estamos a fazer uma época muito boa. Ainda temos lacunas que vão existir sempre, mas temos de diminuí-las ao máximo. É um ou outro erro, coisas normais e que tentámos corrigir.

Postiga marcou dois golos à Espanha. Como vai ser o vosso duelo?

Vai ser como defrontar os grandes jogadores. Sem problema. Vou dormir na mesma e vou dar o máximo. Aliás, o Sporting não é apenas o Postiga, que, no ano passado, nem jogava. Este ano está num bom momento, por isso, toda a gente fala nele. É um grande jogador e respeitou-o muito.

Gostava de experimentar outros campeonatos?

Estou extremamente satisfeito no F. C. Porto e quero ganhar o maior número de títulos aqui. Depois, mais à frente, logo se verá.

Há alguma possibilidade de renovar contrato?

Tenho contrato até 2014 e essa não é a minha grande prioridade. A minha prioridade é jogar.

Ganhar por 5-0 ao Benfica deu-vos um prazer especial?

Com certeza. Ganhar por 5-0 é um resultado especial, porque não é muito usual, ainda por cima num clássico, contra o grande rival e o actual campeão. O resultado ficou para história e dá-nos uma grande satisfação. Jamais irei esquecer e esse jogo.

Ganhar a Liga Europa é um sonho ou um objectivo?

É um sonho e um objectivo. É um sonho porque é um título europeu e não acontece a todos, ainda para mais sendo um clube de um campeonato que é visto como estando atrás dos outros. Temos qualidade suficiente para lutar contra qualquer adversário.

A selecção ganhou à Espanha por 4-0, mas o Rolando não foi convocado. Ficou com mágoa?

Mágoa não. Eu entendo. Para o meu lugar foram três grandes jogadores. Sei que tenho qualidade para estar na selecção. É claro que queria estar lá e respeito a opção do mister, sem qualquer problema. Foi um resultado espectacular e que ninguém estava à espera. Quero dar os parabéns a todos.

in "jn.pt"

Sem comentários: