quinta-feira, 29 de agosto de 2013

FC Porto: o calendário dos jogos da Liga dos Campoeões

O FC Porto já conhece o calendário de jogos da Liga dos Campeões 2013/14. 

Os portistas começam precisamente na cidade em que se sagraram campeões
europeus pela primeira vez. A 18 de setembro visitam o terreno do Áustria Viena.

Segue-se a receção ao Atlético Madrid, a 1 de outubro, e depois o possível reencontro com Hulk: o Zenit visita o Dragão a 22 de outubro.

A segunda volta começa com a ida a São Petersburgo (6 novembro), a 26 do mesmo mês o FC Porto recebe o Áustria Viena e, por fim, o último jogo da fase de grupos é com o Atl. Madrid, na capital espanhola, a 11 de dezembro. 

Liga dos Campeões: Áustria, talismã do FC Porto e não só

Apenas um confronto com os dragões, no ano da conquista da Taça UEFA. Benfica e Nacional também têm boas memórias

 O Áustria Viena, adversário dos dragões na Champions, é uma equipa talismã tanto para o FC Porto como para o próprio futebol português. O único embate oficial com os dragões remonta à temporada 2002/03, na Taça UEFA, e traduziu-se em dupla vitória portista, então com José Mourinho nos comandos. Em Viena, um golo de Derlei abriu caminho ao apuramento, confirmado depois, nas Antas, por Derlei e Postiga. Esse foi a segunda eliminatória de uma caminhada que culminou com a vitória em Sevilha, sobre o Celtic (3-2, após prolongamento).


Esse não foi o único troféu europeu do futebol português com passagem por Viena, como se sabe: o FC Porto conquistou na capital austríaca a sua primeira Taça dos Campeões, em 1987. E na caminhada para a Liga Europa ganha em 2010/11, o FC Porto eliminou o rival do Áustria, o Rapid, na fase de grupos, com dupla vitória (3-0 e 3-1). 


Os dois rivais austríacos também figuram no mapa europeu do Benfica campeão europeu, que em 1960/61 afastou o Rapid nas meias finais da Taça dos Campeões, e no ano seguinte deixou este mesmo Áustria Viena pelo caminho, com vitória por 5-1 na Luz e empate 1-1 em Viena. 


O Benfica voltaria a cruzar-se com o Áustria Viena na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, em 2006/07, e voltou a dar-se bem: vitória por 3-0 na Luz, depois do empate (1-1) em Viena, com golo de calcanhar de Nuno Gomes.


Finalmente, a terceira equipa portuguesa a medir forças com o Áustria Viena, foi o Nacional, que em 2009/10 goleou os austríacos na Madeira (5-1) depois de um empate em Viena (1-1).
Tudo somado, eis o saldo dos portugueses com o Áustria de Viena:


FC Porto
2002/03 (T. UEFA, 32 avos)
1-0 (F)
2-0(C)
Benfica
2006/07 L. Campeões, play-off
1-1 (F)
3-0 (C)
1961/62 T. Campeões, 16 avos
1-1 (F)
5-1 (C)
Nacional
2009/10 (L. Europa, fase de grupos)
1-1 (F)
5-1 (C)
Total: 8 jogos, 5 vitórias, 3 empates (19-5)

«Grupo do FC Porto tem grau de exigência elevado»

Fernando Gomes lembra curiosidade dos três adversários que o sorteio da Liga dos Campeões colocou no caminho do campeão

 Fernando Gomes, o representante do FC Porto no sorteio da Liga dos Campeões, reagiu ao sorteio que colocou Zenit, At. Madrid e Austria Viena no caminho dos portistas com prudência.

«É um grupo que tem algumas curiosidades: jogamos contra o Austria Viena, numa cidade que nos traz grandes recordações, com o Zenit, onde atua o Hulk, de quem gostamos muito e que é um fantástico jogador, e por fim defrontamos o Atlético de Madrid que temos defrontado várias vezes nestes últimos anos», disse o diretor portista. 

«O objectivo imediato é, sem dúvida, passar a fase de grupos. Depois iremos pensar no futuro», acrescentou, ele que avisa que se trata de «um grupo com um grau de exigência elevado». 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: