terça-feira, 10 de março de 2015

FC Porto-Basileia, 4-0 (crónica)


FC Porto puxou dos galões e teve uma noite (quase) perfeita

Apenas a lesão de Danilo ensombrou a noite de sonho dos Dragões. De resto, a equipa de Lopetegui estava num daqueles dias em que tudo corre bem, mas em que claramente não foi por acaso. Depois do empate da primeira mão na Suíça (1-1), ao FC Porto até bastava um empate 0-0 para carimbar a passagem aos quartos de final da Liga dos Campeões. Claro que mal estava a equipa que, nesta fase da competição se pusesse a jogar para o empate, mas, mais do que procurar a vitória, a formação azul e branca mandou no jogo e mostrou em campo a diferença de qualidade entre os jogadores portistas e os atleta dos Basileia. 
  

Brahimi, que depois da ausência na CAN ainda não tinha voltado ao pico de forma, voltou a mostrar aquilo de que é capaz. Casemiro, após algumas exibições erráticas, já tinha feito um grande jogo em Braga e voltou a estar em grande nesta noite europeia. E Herrera, que está num grande momento, teve também o seu momento de glória. E Aboubakar, a quem coube substituir o goleador Jackson Martinez, mostrou que está mais do que à altura do desafio. Quatro jogadores, quatro golos de antologia, mas o FC Porto foi mais do que isso. 
  
Os dragões mandaram no jogo desde o início do encontro. Apesar de esforçados, os jogadores de Paulo Sousa tiveram desde logo dificuldades em travar as entradas portistas na área de Vaclík, mais ainda em chegar à baliza de Fabiano. 
  
Samuel e Safari viram-se aflitos para travar as entradas de Tello pela direita. Xhaka e Schar não tiveram mãos a medir com Alex Sandro e Brahimi. A pressão portista era de tal forma, que o golo parecia ser só uma questão de (pouco) tempo. E confirmou-se. Aos 14 minutos, na conversão de um livre coladinho à área do Basileia, Brahimi, irrepreensível, bateu direto e a bola só parou dentro da baliza. Vaclík nem se mexeu e limitou-se a ver o belíssimo golo do argelino. 
  
O Basileia tentou reagir, mas a defesa portista conseguiu travar todas as incursões suíças. Até que, aos 18 minutos, após um passe em profundidade de Samuel, Fabiano decidiu sair da área para tirar e chocou de cabeça com Danilo, que tentava travar o mesmo lance. Ambos os jogadores foram assistidos, mas, se o guarda-redes conseguiu recuperar e voltar a jogo, o lateral brasileiro teve mesmo de ser transportado ao hospital, após perda de consciência. 
  
Lopetegui fez então entrar Martins Indi, o único defesa que tinha no banco, para o flanco esquerdo, fazendo Alex Sandro passar para a direita. Apesar do desaire, a equipa não se ressentiu da perda de Danilo, até porque o luso-holandês entrou muito bem, e continuou a pressionar. O jogo continuava na mesma toada de sentido único, com o FC Porto a tentar marcar o segundo, procurando evitar um possível prolongamento (caso o Basileia fizesse o 1-1). 
  
Do outro lado, os suíços mostravam-se incapazes de contrariar a superioridade portista e o jogo entrou numa fase mais feia, já que os visitantes recorriam à falta para tentar evitar que o FC Porto continuasse a criar perigo. E só quase em cima do intervalo, Gashi conseguiu fazer a bola passar junto à baliza de Fabiano. 
  
Na segunda parte os dragões voltaram determinados a chegar ao segundo golo, que traria mais tranquilidade à equipa. Herrera, aos 47 minutos, num remate forte e colocadíssimo de fora da área, voltou a bater o guarda-redes do Basileia, que, mais uma vez, não tinha hipótese de evitar o golo. 
  
E antes que o Basileia pudesse sequer esboçar uma reação, chegou o 3-0. Aos 56 minutos, Casemiro, na conversão de um livre direto, a sensivelmente 30 metros da baliza, fez a bola entrar no ângulo das redes do Basileia. 
  
O golo de Casemiro só não matou o jogo porque o FC Porto continuava embalado à procura de mais. O Basileia ainda ensaiou alguns remates, sem grande dificuldade para Fabiano. Já os portistas ainda não tinham fechado a contagem e Aboubakar, num remate forte e colocado, de fora da área, fez mais um golaço. 
  
Um FC Porto de luxo mostrou esta noite à Europa que merece estar nos quartos de final da liga dos Campeões, terminando com o bonito percurso do Basileia na competição.

in "maisfutebol.iol.pt

Sem comentários: