quarta-feira, 1 de junho de 2011

Abdoulaye: "Gostava muito de ter uma oportunidade"

Abdoulaye Ba terminou a Liga Orangina da melhor maneira. O Covilhã safou-se no último suspiro, conseguindo a permanência, e o defesa-central senegalês emprestado pelo FC Porto terminou a prova como o melhor marcador da equipa. Marcou nove golos, cinco deles de grande penalidade. Agora, quando tem pela frente mais dois anos de contrato para cumprir com os dragões, Abdoulaye espera por uma decisão dos responsáveis portistas: integrar o plantel de André Villas-Boas ou ser novamente emprestado são as opções em cima da mesa.

Em conversa com O JOGO, Abdoulaye revelou os desejos para a próxima temporada. "Jogar no FC Porto é o meu objectivo, sem dúvida. Gostava muito que me dessem uma oportunidade, de maneira a poder mostrar o meu valor no campeonato principal. Ficar no plantel seria importante para a minha carreira", disse o central. A decisão está a ser estudada na SAD, da mesma forma que não faltam clubes dispostos a receber por empréstimo o central goleador. "Só tenho a certeza que se ficar no FC Porto, agarrarei a oportunidade a cem por cento".

Depois de três épocas na formação do FC Porto, e de alguns treinos pelo meio na equipa principal, Abdoulaye Ba foi emprestado ao Covilhã. Fez 27 jogos e conquistou o respeito dos adeptos serranos. "Fiz uma boa época no Covilhã, naquela que foi a primeira experiência como sénior. Acho que correspondi às expectativas que depositavam em mim. Mas, seja como for, quero continuar a evoluir, no FC Porto ou em outro clube. Tenho mais dois anos de contrato e os treinadores que acompanham o meu trabalho irão ajudar-me e saberão o que é melhor para a minha carreira, isto é, rodar mais uma época ou regressar", explicou. O central apenas garante empenho máximo em qualquer um dos cenários. "Estou disponível para trabalhar no duro e merecer uma oportunidade no plantel do FC Porto. Se tiver a sorte de ficar, e neste momento não sei de nada, irei dar tudo pelo clube. Se for emprestado, também darei tudo por esse clube. Estou disponível para o que acharem melhor". Para já, o defesa-central está com a selecção de sub-23 do Senegal, que tenta a participação nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012.

Quanto aos nove golos marcados durante a época, Abdoulaye confessou que não esperava festejar tantas vezes. "É bom para um central marcar tantos golos, ainda mais numa equipa com algumas limitações, como o Covilhã. Não foi nada mau e deu para mostrar o meu valor", reagiu o senegalês.

Brilhar fora para voltar a casa

Sendo um clube formador, e havendo espaço para poucos no plantel principal, na última época o FC Porto espalhou 23 jogadores por cinco países além do nosso. Tirando Tomás Costa, Miguel Lopes e Prediger, mais Orlando Sá, todos passaram pela formação portista. Alguns brilharam mais do que outros, mas todos foram acompanhados pelos treinadores do FC Porto, que fizeram chegar relatórios a Villas-Boas. Se alguns podem integrar a equipa principal, outros podem seguir caminho diferente. Josué, por exemplo, está prestes a assinar pelo Paços de Ferreira.

Matéria-prima nos iniciados e juniores

Na época que agora terminou as conquistas não foram um exclusivo da equipa de André Villas-Boas. A equipa de iniciados (sub-15), treinada por José Tavares, conquistou no último fim-de-semana o título nacional a uma jornada do fim. Antes, já os juniores (sub-19), tinham igualmente conquistado o título. A equipa orientada por Rui Gomes não deu hipóteses aos adversários. A conclusão é que há matéria-prima de qualidade para alimentar a equipa principal durante os próximos anos. Praticamente todos os jogadores da equipa de sub-19 percorreram os escalões de formação do FC Porto.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: