quarta-feira, 1 de junho de 2011

Julio Matos: "Penalizados nos lances livres"

E ao sétimo jogo vai tudo ficar resolvido! FC Porto e Benfica desfazem, amanhã, no Dragão Caixa, o empate que se regista no play-off e, se o factor casa voltar a imperar, os portistas serão os novos campeões. Júlio Matos, responsável-mor do basquetebol azul e branco não tem dúvidas: "Com o apoio dos nossos adeptos vamos, de certeza absoluta, ser campeões!"´

O dirigente não esquece, contudo, que a decisão do título até podia ter ficado resolvida mais cedo. Reportando-se ao jogo do passado domingo, no Pavilhão da Luz, justifica: "Penso que a nossa equipa foi de alguma forma penalizada e, quando no final do jogo verificámos a estatística, vimos que o Benfica foi 43 vezes à linha de lance livre e o FC Porto apenas 25. Uma diferença que nos levou a ficar atentos e a analisar convenientemente a situação." E essa atenção levou-o à seguinte conclusão: "Estamos preocupados e esperamos que tal não volte a acontecer, pois com 18 lances livres de diferença, e tendo nós perdido por seis (85-79), temos o direito de questionar certas coisas."

Com mais de 30 anos de ligação à modalidade e, também por isso, mostrando-se conhecedor da qualidade dos árbitros destacados para este play-off - "São os melhores e os mais experientes", esclarece -, Júlio Matos prefere acreditar que nesse último jogo "não existiu a intenção de prejudicar", mas isso não o impede de acrescentar que "na realidade o FC Porto foi penalizado".

A propósito do tema "lances livres" faz questão de recordar: "Já na Supertaça, o Benfica foi 21 vezes à linha de lance livre e nós apenas três". "Algo incompreensível, mas que aconteceu e, como estamos atentos, não podemos deixar passar em claro e as pessoas da arbitragem sabem que estamos atentos e analíticos", reforça.
Para trás, ficaram seis jogos. O de amanhã é um autêntico tudo ou nada. "Há sempre pressão", assume o ex-capitão, para logo enaltecer a importância de "na fase regular a equipa ter preparado a época para poder disputar um eventual sétimo jogo em casa". Consumado esse facto, Júlio Matos não tem dúvidas e insiste no apoio do público: "Os bilhetes são postos à venda amanhã [hoje] a partir das 9h00 e por isso alerto os sócios para que não se atrasem a comprá-los. Temos 2200 lugares à espera deles e é com eles que vamos ser campeões, pois são uma mais-valia. Vão dar-nos uma força enorme e uma motivação muito grande, para ultrapassar o obstáculo." "Garantidamente, os adeptos serão fundamentais para atingirmos o objectivo", conclui o dirigente.

"Com critérios iguais teremos vantagens"

Estando o basquetebol, mais do que muitas outras modalidades, indelevelmente associado aos dados estatísticos, Júlio Matos lembra que no somatório dos pontos dos embates com o Benfica, o FC Porto detém uma vantagem de mais de 50 pontos. "Estamos a comandar por 512-458 e nos jogos em que nos ganharam, nunca o fizeram por mais de 10 pontos, enquanto os triunfos do FC Porto ultrapassam a média de 20 pontos." Para que o objectivo traçado para esta época seja atingido, volta a insistir na actuação da arbitragem: "Usando critérios iguais, nós temos vantagens em todas as áreas."

"Neste clube qualquer cadeira é de sonho"

Natural de Matosinhos, começou a jogar no Leixões. Aos 17 anos transferiu-se para o FC Porto e, após um ano no Guifões, regressou ao seu clube do coração, onde prolongou a carreira de jogador até aos 33 anos. A seguir, fez parte da equipa técnica, primeiro como adjunto de Alberto Babo e depois, durante uma época, como treinador principal. Recorrendo à célebre frase de André Villas-Boas, O JOGO pretendeu saber se Júlio Matos, agora adiministrador, está na cadeira de sonho. "Fazer parte deste clube é estar sempre numa cadeira de sonho. No caso particular das minhas actuais funções, estar nesta cadeira é um sonho ainda maior, por ter sido convidado pelo presidente Jorge Nuno Pinto da Costa."

Apesar de três décadas ligado ao clube, não se coíbe de confessar: "Por mim, ficava aqui a vida toda, seja em que cadeira for. Não estou agarrado a esta e, em tudo o que for preciso, estarei sempre disposto a ajudar o clube."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: