segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Otamendi: seleccionador atento «aos próximos 4/5 jogos» no F.C. Porto


Nicolás Otamendi foi chamado por Diego Maradona ao Mundial-2010. Participou em três jogos - Grécia, México e Alemanha - e deixou de ser opção. Pelo menos circunstancialmente. O sucessor de El Pibe no comando da alvi-celeste não chamou o defesa do F.C. Porto para os últimos compromissos, mas já o informou que conta com ele a breve trecho.

«O seleccionador Sergio Batista ligou-me há poucos dias e disse-me que vai estar atento aos próximos 4/5 jogos do Nico», explica Martin Sendoa, amigo e representante do atleta, ao Maisfutebol. «O senhor Batista conhece-o perfeitamente, mas sabe que ele está a viver uma nova realidade e quer que ele estabilize na equipa principal do F.C. Porto.»

Otamendi tem 10 internacionalizações e tem como objectivo estar na próxima edição da Copa América. «Em 2011 é a Argentina o país-anfitrião e o Nico não quer perder essa oportunidade. Ele é um jogador de selecção e, apesar do último jogo no Mundial ter sido muito mau, não tenho dúvidas que será convocado dentro de pouco tempo.»

O próximo jogo da selecção argentina é contra o Japão e está agendado para o dia 8 de Outubro.

Há dias assim, perfeitos. Lou Reed eternizou-os no magistral Perfect day, uma jura à devoção eterna, ao amor sem barreiras. A música inspira, atravessa gerações e materializa-se no dia-a-dia de alguns afortunados. Este sábado, Nicolás Otamendi foi tocado pela perfeição.

Pela manhã, o argentino recebeu na cidade do Porto a filha e a mulher, que já não via há longas semanas. À noite jogou pela primeira vez de dragão ao peito e marcou um golo ao Olhanense. Há dias assim, perfeitos.

«Mal chegou a casa ligou a web cam e esteve a contar-nos tudo. Aqui em casa foi uma confusão. O Nico estava muito, muito feliz», conta Silvia Otamendi, mãe do atleta, ao Maisfutebol. Amor de mãe, amor sem barreiras. «Ele está a adorar o Porto. Mandou-nos centenas de fotos da cidade, passeia muito e diz que as pessoas do clube são fantásticas.»

Martin Sendoa, «amigo de sempre e representante» de Otamendi, festejou duplamente o golo do defesa. «Ganhei uma aposta. Fui visitá-lo a Portugal e na despedida disse-lhe que ia marcar na estreia. Ele lembrou-se disso e ligou-me no fim do jogo. Não parava de se rir e dizia que preferia ter marcado de cabeça», diz ao nosso jornal.

Casa nova para a mãe e voz de comando para Villas-Boas

Ao trocar o Velez Sarsfield pelo F.C. Porto, a Argentina por Portugal, Nico Otamendi fez uma promessa à mãe. «Jurou-me que o primeiro salário seria para começarmos com as obras de uma nova casa. E assim foi», confidencia Silvia.

«O Nico está a viver um sonho e a permitir que a família também o viva. É um rapaz sério e educado fora do campo, mas quando entra no relvado transfigura-se por completo. Até o André Villas-Boas ficou espantado com ele», acrescenta Martin Sendoa, antes de contar um episódio curioso, passado no Centro de Treinos do Olival.

«Nos dois primeiros treinos o Nico não abriu a boca. Foi só treino físico, sem bola. Ao terceiro dia houve futebol e ele ficou completamente diferente. Já dava ordens, falava com todos, mesmo com aqueles de que não sabia o nome. No final o Villas-Boas disse-lhe que o queria ver assim nos jogos, a comandar.»

Nicolás Otamendi foi capitão de equipa no Velez Sarsfield, dos infantis aos seniores. E já disse a Martin que também quer envergar a braçadeira no F.C. Porto. «Não tenho dúvidas que isso vai suceder. Tem carácter, raça e muita humildade. Ele está encantado com o clube e o clube vai ficar encantado com ele.»

Água e só água, mesmo numa festa de aniversário

Os 22 anos de Otamendi até podiam convidar ao desassossego, à incursão ao lado mais boémio da vida. Mas não, nada disso. Segundo nos conta Martin Sendoa, o internacional argentino é obcecado com a sua boa forma física, não sai à noite e não toca em álcool. Nem mesmo em momentos de celebração.

«Fomos ao aniversário da esposa do Mariano Gonzalez, todos beberam um pouco de champanhe, mas o Nico não. Água, água, água. Começaram a brincar com ele, mas nem assim. Puxou-me ao lado e disse: Martin, estou no Porto para triunfar e vou triunfar. Este é o melhor retrato que posso fazer dele.»

In "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: