sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Teo Gutiérrez: "Falcao recomendou-me ao FC Porto"

De colombiano para colombiano, Teófilo Gutiérrez é o alvo do FC Porto para o reforço do ataque em Janeiro, preenchendo uma vaga que está aberta desde finais de Agosto, quando Falcao saiu para o Atlético de Madrid. Com Kléber a reconhecer que está em défice de golos e com Walter de saída, a SAD procura um goleador e recupera o nome de Teo Gutiérrez, um colombiano que é seguido há vários anos e que está mais perto do que nunca do Dragão. "Depois de Falcao, qualquer colombiano quer jogar no FC Porto. Há outros interessados, mas a vantagem é clara", disse-nos o agente Juan Pablo Páchon.
O próprio Gutiérrez admite que recebeu conselhos de El Tigre. "Não irei para uma equipa qualquer, quero uma equipa como o FC Porto. Falei com Falcao e sei que ele me recomendou. Espero que tudo acabe bem", registou o avançado, para quem o adeus ao Racing é irreversível. Aliás, Teo já limpou o cacifo: "Em Junho não me deixaram sair e fizemos um acordo até Dezembro. Quero ir para uma equipa grande, eles que cumpram o que prometeram."
Percebe-se que há convergência de interesses entre o FC Porto e o jogador, falta convencer o Racing e, acima de tudo, o grupo investidor que detém 80 por cento do passe do avançado de 26 anos. Gutiérrez está no fim da linha no antigo clube de Lisandro López, depois de 12 meses em que vincou tanto as suas capacidades futebolísticas (17 golos) como o seu feitio irascível (pegou-se com treinadores, colegas, adeptos e dirigentes). A gozar férias em Barranquilha, o mais certo é que Teo nem sequer regresse à Argentina. "Quer sair e não faltam interessados. É verdade que a oferta do FC Porto é muito boa e é o clube que demonstrou mais interesse. Já reunimos com eles e a próxima semana vai ser decisiva", regista o empresário.
Todas as outras partes optam pelo silêncio e os valores do negócio são segredo absoluto. Na Argentina comenta-se que o Racing já rejeitou quatro milhões de euros e que o acordo só se faria pelo dobro. Ontem, a direcção do clube de Avellaneda reuniu-se com o grupo investidor para definir os contornos de uma transferência e, naturalmente, para discutir os valores que o FC Porto pôs em cima da mesa. São detalhes para limar nos próximos dias, mas com Gutiérrez já muito perto de ser dragão a partir de Janeiro.

Família Kirchner decide sobre a transferência

O Racing só tem 20 por cento do passe de Teo Gutiérrez e a parte de leão está nas mãos de um grupo investidor que envolve a família Kirchner. Tudo porque Néstor Kirchner - ex-presidente da Argentina, falecido há um ano - era um fervoroso adepto do Racing e investiu forte para apoiar o clube num dos seus períodos mais conturbados. O filho Máximo é quem dá agora a cara pelos jogadores que os Kirchner ajudaram a contratar, entre os quais Teo Gutiérrez, garantindo a última palavra quanto a uma transferência. Da parte do Racing, o novo presidente, Gastón Cogorno, mostrou pouca abertura para negociar: "Tem contrato e tem de ficar. É um jogador-chave e não queremos desfalcar o plantel. Só temos 20 por cento, mas têm de falar connosco."

Teo Gutiérrez entusiasmado

Falou com El Tigre, arrumou o cacifo no Racing e está a forçar a saída. O avançado colombiano é o alvo da SAD para Janeiro e o seu empresário confirma que os dragões estão na dianteira...
NOME COMPLETO: Teófilo António Gutiérrez Roncâncio
IDADE 26 anos (27/05/1985)
ALTURA 1,75 m
PESO 72 kg
POSIÇÃO Avançado
CLUBES
Junior Barranquilla (Colômbia)
Trabzonspor (Turquia)
Racing Avellaneda (Argentina)

Um avançado com histórias

Crítico feroz

Poucas pessoas no Racing podem dizer que nunca foram criticadas, publicamente, por Teo Gutiérrez. De Simeone aos companheiros, passando até pelos adeptos, o colombiano de língua afiada nunca se poupou nas palavras. Por isso se comenta que poucos jogadores se importariam que Gutiérrez deixasse o clube, descrevendo o ambiente tenso no balneário.

Atrasos à Liedson

Uma das reincidências que mais desgastou os dirigentes do Racing e o treinador Diego Simeone foram os atrasos de Gutiérrez quando ia representar a Colômbia. O avançado ficava sempre uns dias a mais com a família, não justificava a ausência e desfalcava a equipa em alguns jogos. Abusos insustentáveis, mas que, face à importância de Teo, nunca lhe custaram a titularidade.

Goleador mundial

Em 2009, Gutiérrez (ainda no Junior Barranquilla) foi o quarto melhor marcador mundial, segundo a IFFHS. O colombiano marcou 30 golos de campeonato, ficando empatado com Samuel Eto´o, o terceiro do pódio. Marc Janko (Red Bull Salzburg) e Diego Forlán (Atlético de Madrid) foram os melhores desse ano. Créditos que despertaram a atenção portista.

Crime sem castigo

Em Novembro, no empate com o Boca (0-0), Teo disparou em todos os sentidos. Foi expulso, deu uma peitada ao árbitro (Néstor Pitana), criticou a falta de apoio dos colegas e a falta de ambição do treinador (deixou-o sozinho no ataque). Um momento de raiva que não lhe custo"u qualquer jogo de castigo nem qualquer repreensão do clube ou do técnico...


in "ojogo.pt"

Sem comentários: