quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

James escapa à selecção

O risco de André Villas-Boas ficar sem James Rodríguez por causa do campeonato sul-americano de sub-20, que arranca já em Janeiro, no Peru, está praticamente descartado. Segundo apurou O JOGO, o portista deverá ficar de fora da lista definitiva que o seleccionador Eduardo Lara terá de apresentar no início de Janeiro, altura em que os escolhidos serão formalmente anunciados.

A selecção colombiana já iniciou os trabalhos de preparação, com um grupo alargado de 24 convocados do qual não faz parte o jogador do FC Porto. Essa lista ainda é provisória, mas, segundo algumas fontes contactadas por O JOGO na Colômbia, James não será incluído nos escolhidos, isto apesar de ser uma das principais figuras da equipa. O facto de os colombianos estarem antecipadamente apurados para o Mundial de sub-20, por serem os organizadores da prova que se diputa no próximo Verão, é tido como argumento para justificar a dispensa, o que permitirá a André Villas-Boas atenuar os problemas físicos que têm afectado Varela e Cristian Rodríguez. Aliás, a utilização nos últimos jogos do FC Porto terá sido outro argumento de peso, porque Eduardo Lara estava preocupado com a escassa rodagem de um jogador em quem os colombianos depositam grandes esperanças para fazer boa figura no Mundial que organizarão.

Como já se disse, ainda falta oficializar a dispensa que é dada como adquirida. O nome do jogador não aparece citado na convocatória provisória, mas, contactado por O JOGO, o seleccionador Eduardo Lara manteve a versão de que James integra os planos e que até o esperava ver nos treinos no início de Janeiro. "Faz parte dos três colombianos que jogam fora do país no grupo de 25 jogadores, tal como Luciano Ospina (Huracán, Argentina) e Michael Ortega (Atlas, México)". Confrontado com as indicações de que o portista seria poupado, para que tivesse continuidade no FC Porto, Lara não quis confirmar. O assunto é sensível, porque este campeonato sul-americano tem sido alvo de críticas de alguns clubes que podem sofrer consequências com a ausência prolongada de jogadores - na Argentina, o River tem contestado -, e não pode passar a ideia de que James, e também o FC Porto, acabaram favorecidos na decisão do seleccionador colombiano. Mas, os adeptos portistas podem começar a respirar de alívio e contar com a mais recente coqueluche da equipa.

Estavam nove jogos em risco para El Bandido

O Campeonato Sul-Americano de Sub-20 vai realizar-se entre os dias 16 de Janeiro e 12 de Fevereiro no Peru. Dito de outra forma, e na eventualidade de James Rodríguez ser convocado e de a Colômbia chegar à final, o extremo falharia cinco jogos do campeonato, um da Taça de Portugal e ainda a totalidade da fase de grupos da Taça da Liga. Tudo porque o colombiano teria de se juntar à selecção já no arranque de 2011, de forma a preparar a competição que também dará acesso ao Mundial da categoria a disputar no próximo Verão. Desta forma, James Rodríguez não estaria disponível para participar nos encontros com o Braga, Marítimo, Naval, Beira-Mar, Rio Ave (campeonato), Nacional, Beira-Mar, Gil Vicente (Taça da Liga) e ainda Pinhalnovense (Taça de Portugal).

Confirmada cedência de 35 por cento do passe

O FC Porto alienou 35 por cento da parte que detém do passe de James Rodríguez à Gol Football Luxemburg. O negócio acabou assim por se confirmar, depois de as negociações terem demorado mais tempo do que inicialmente previsto. Com este acordo em regime de associação económica, a SAD do FC Porto encaixa 2,550 milhões de euros, por um jogador de 19 anos que, recorde-se, levou os azuis e brancos a desembolsar 5,1 milhões de euros, por 70 por cento do passe. O internacional colombiano tem sido uma das apostas de André Villas-Boas nos últimos encontros, beneficiando das lesões de Varela e Rodríguez, extremos que reduziram o leque de opções do treinador, mas tem respondido à altura. A ganhar espaço, portanto, James tem contrato com os azuis e brancos até 2014 e uma cláusula de 30 milhões de euros, que promete proteger para já a forte aposta feita numa promessa. Há uns meses, sublinhe-se, a SAD portista já tinha negociado parte dos direitos de João Moutinho e Walter em condições semelhantes, libertando assim uma parte do investimento inicialmente feito para reforçar o plantel às ordens do técnico portista.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: