quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Defesa já tem patrão

OTAMENDI BATEU MAICON E FECHA ANO COMO REFERÊNCIA


Está encontrada a peça que faltava para fechar definitivamente o puzzle de André Villas-Boas. Com Nico Otamendi a assumir a titularidade no eixo defensivo, fica resolvido o duelo com Maicon pelo lugar disponível ao lado de Rolando. O internacional argentino acaba 2010 com estatuto garantido no onze e o prenúncio de um novo ano de afirmação na Europa.
Contando praticamente metade dos jogos do seu companheiro brasileiro, no campeonato (6 contra 11), o central de 1,78m tem-se mostrado mais seguro nas tarefas defensivas e arrojado nas subidas ao ataque. Tem menos perdas de bola, aspeto que contribuiu de forma decisiva para o afastamento de Maicon da equipa, o passe revela-se mais acertado e mostra-se esmagador quando se trata de rematar à baliza adversária.
El Chupe é um líder por natureza
Já o era na Argentina, com a camisola do Vélez Sarsfield, e rapidamente caiu nas boas graças dos adeptos portistas. Os seus 22 anos não são impeditivos de apresentar uma grande maturidade. Bom na antecipação, Otamendi também já se vai destacando no jogo aéreo. Foi assim que abriu caminho ao triunfo em Paços de Ferreira. Já atirou enquadrado nos postes por cinco vezes, ao passo que Maicon nunca o conseguiu. O argentino marca a diferença a todos os níveis, mas nem sempre foi assim.
Contratado por 4 milhões de euros e com o peso de substituir Bruno Alves, o defesa sul-americano começou por aceitar bem o papel secundário que lhe foi atribuído quando chegou ao Dragão. A adaptação até foi simples, mas as exibições de Maicon não lhe deram grandes possibilidades de se mostrar nos primeiros tempos. Só diante do Olhanense, em finais de setembro, surgiu em campo. Foi titular... e marcou. Um momento para mais tarde recordar.
Devolveu o lugar ao seu “rival” e só voltou a ser chamado ao onze, no campeonato, passado um mês e meio, quando o FC Porto recebeu o Portimonense. Em Alvalade, voltou a sentar-se no banco, mas teve de entrar quando o brasileiro recebeu ordem de expulsão. Um momento de viragem.
Estatuto
Daí para cá, nos quatro encontros que se seguiram, Otamendi foi titular em três (V. Setúbal, CSKA Sofia e Paços de Ferreira), sendo poupado apenas frente ao Juventude de Évora. Estava ganho o estatuto de titular, depois de muito ter batalhado para o conseguir. O internacional argentino está motivado e até já mereceu uma menção honrosa por parte do selecionador Sergio Batista. O seu nome está entre as prioridades para representar a equipa alviceleste no Mundial do Brasil, em 2014. Um jovem que já vai mostrando talento.
in "record.pt"

Sem comentários: