quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Fucile: "Não me posso queixar porque Sapunaru está bem"

Passou de titular indiscutível a segunda escolha, mesmo depois de ter conquistado elogios com a participação no mais recente Campeonato do Mundo. Chegou a falar-se de uma possível saída para outros campeonatos, mas Fucile acabou por ficar. Agora, o internacional uruguaio tenta recuperar o estatuto perdido durante os últimos meses, apesar de reconhecer um culpado neste semi-apagão individual: Sapunaru. "Sempre que fui chamado a jogo, apresentei-me em boa forma. Sei que vão surgir mais oportunidades, mas nem sequer me posso queixar; o Sapunaru está a fazer um grande trabalho e até estamos a jogar os dois. Para além disso, a equipa está bem e funciona na perfeição", revelou. E aqui estará outra explicação para as ausências de Fucile na equipa: o excelente momento colectivo. O lateral compreende o treinador e garante amor ao FC Porto, mesmo numa altura mais complicada a nível individual. "Estou tranquilo. Podem acreditar que estou. Sinto-me bem aqui no FC Porto. Como já disse, vou ter mais oportunidades e posso prometer que darei sempre o máximo. Estava habituado a jogar sempre, mas, às vezes, no futebol não se pode estar em todos os jogos. O mais importante é que continuamos a ganhar e estamos todos felizes, porque queremos ser campeões. E eu também, porque o FC Porto é o meu coração."

A concluir, Fucile revelou ainda que não pensa em sair na próxima reabertura de mercado. "Não, não... nem pensar. Estou no FC Porto e devo tudo a este clube. Se houver alguma possibilidade de sair, o clube é que tem de decidir o que achar melhor."

"O melhor? Goleada ao Benfica"

A pergunta foi directa, a resposta ainda mais. Qual foi o melhor momento da temporada? Fucile nem pensou na resposta. "Foi o 5-0 ao Benfica. Sem dúvida. Porquê? Porque marcámos cinco golos, mas sobretudo pela diferença futebolística entre as duas equipas. Foi um grande momento e um dia de grande alegria para todo o povo portista." Apesar desse confronto directo e da vantagem pontual para o Benfica, Fucile recusa-se a dar como garantida a vitória no campeonato. "Imagino-me a ganhar o título, mas tudo é possível na vida. A possibilidade de perder existe sempre. Não há ninguém invencível neste mundo, muito menos no futebol. Temos de continuar a trabalhar, continuar a ganhar... Na última época, passámos por algo similar ao Benfica. Estávamos em desvantagem, e é mais difícil lutar quando estamos por baixo. Quem está em cima, está sempre mais forte. E nós estamos mentalmente muito fortes", garantiu. Fucile revelou ainda que o segredo para a grande temporada do FC Porto está no "trabalho e humildade" de todos, mas não só... "O grupo de trabalho está muito forte e o companheirismo é grande. Se não houver companheirismo numa equipa de futebol, é muito mais difícil conquistar coisas. E esta equipa tem isso, mas também tem muita qualidade", concluiu.

Renovação está prometida

Fucile revelou, pouco depois do arranque da época, que estava perto de renovar contrato com o FC Porto. No entanto, passados alguns meses ainda não foi anunciado o acordo. Afinal, o que se passa? "Está tudo normal. Por agora tenho a palavra do director-desportivo, Antero Henrique, razão pela qual continuo tranquilo, até porque ele sempre cumpriu com o prometido. Já vivi muitas situações ao longo da minha carreira e, aos 26 anos, ainda tenho muito mais para viver. Sinto-me orgulhoso do que fiz", explicou o internacional uruguaio.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: