sexta-feira, 12 de outubro de 2012

"James Bond colombiano" com licença para brilhar!

De jovem promessa do futebol colombiano, a digno sucessor de Valderrama. James Rodríguez confirma, aos 21 anos, que a maturidade constrói-se à margem da idade.


O avançado James Rodríguez, do FC Porto, estreou-se pela Seleção Colombiana faz nesta quinta-feira um ano. Foi contra a Bolívia, em jogo da fase de qualificação para o Mundial 2014. Desde então, o "James Bond colombiano", como alguns lhe chamam, transformou-se num dos jogadores mais utilizados na sua equipa nacional.

"James é o 'Pibe' de hoje" - De jovem promessa do futebol colombiano, James Rodríguez é encarado hoje como o 10 consensual da sua Seleção. O selecionador José Néstor Pékerman não deverá hesitar em colocá-lo a titular frente ao Paraguai, no jogo da fase de qualificação para o Mundial 2014, e nas imediações do Estádio de Barranquilla, onde se vai realizar o desafio, as camisolas do craque portista são as que mais se vendem, conforme relata a imprensa do país.


A unanimidade quanto ao valor de "El Bandido", outra alcunha por que é conhecido, diz bem do talento que o jovem de 21 anos tem revelado em campo. Arrancar concordâncias generalizadas em tão prematura idade, é mais um indício de que temos craque.

"Faz-nos falta um 'Pibe' e James é o 'Pibe' de hoje", dizia o famigerado ex-capitão da Colômbia, Carlos Valderrama. Aquele que ficou conhecido como "El Pibe" colombiano vê aquilo que muitos consideram certo, que James é o "maestro" seguro da equipa nacional do país.

James, que se estreou pela Seleção da Colômbia a 11 de outubro de 2011, jogando 90 minutos na Bolívia, já é o terceiro jogador com mais minutos na sua equipa nacional. Ao todo 614 minutos, ficando atrás do defesa Pablo Armero e do guarda-redes David Ospina, ambos com 630 minutos jogados, sendo os únicos três jogadores que participaram em todos os jogos da Colômbia, na fase de qualificação para o Mundial 2014.

Será o ano de "El Bandido" no Dragão? - Também no FC Porto se espera muito de James, nesta temporada, tanto mais depois do adeus de Hulk ao Dragão. O puto colombiano é visto pelos portistas como a previsível figura da equipa, nesta temporada, e já se teme o assédio de que será alvo nos próximos mercados de transferências.

Tanta responsabilidade concentrada num jogador de apenas 21 anos poderia parecer estranha, não fosse James um caso raro de maturidade, em tal idade. Esse amadurecimento vê-se não apenas em campo, mas na sua vida fora dele - além de se ter tornado já num empresário da restauração, sendo dono de um restaurante no Porto, tem também uma fundação própria com o nome "Colômbia somos todos". É claro que James não quer fugir ao peso das obrigações.

Pagava para treinar mais depois dos treinos - Este extraordinário espírito de compromisso era já bem patente nos dias mais imberbes do futebolista. O jornal colombiano El Espectador relata que James pagava 100 mil pesos por mês (mais de 43 euros) a um ex-jogador e treinador do Envigado FC, clube onde se estreou como profissional aos 14 anos, para o treinar, depois das sessões de trabalho em que participava com a equipa juvenil. Que jovem seria capaz de fazer algo assim? Apenas alguém predestinado a brilhar.

in "relvado.pt"

Sem comentários: