terça-feira, 26 de julho de 2011

Descubra as diferenças entre Vítor Pereira e Villas Boas

Vítor Pereira e Villas Boas, Villas Boas e Vítor Pereira. Um ano de contacto não fomentou proximidade tão grande ao ponto de o dragão de hoje ser igual ao do ano passado. Mas, é um facto, a linha que os une é superior à que os separa. 

Olha-se para o FC Porto de hoje e encontram-se tão grandes semelhanças em relação ao do ano passado que é fácil cair na tentação de assumir que o dragão não mudou. As diferenças de jogo são tão ténues que passam despercebidas, o esquema táctico é rigorosamente o mesmo, Hulk continua a entrar pelos terrenos da direita, Moutinho mantém liberdade de movimentos e o edifício seguro como dantes e até nas pequenas miudezas (Sereno continua a ser adaptado às laterais) o FC Porto se assume na igualdade. 

Vítor Pereira parece ter assumido o papel de Villas Boas com tanta amplitude e circunstância que o dragão de hoje surge como uma réplica do do ano passado, peça por peça, nome por nome e até número por número. Perante a ausência do goleador Falcao, presente na Copa América, Kléber assumiu-se em grande estilo nesta primeira fase da época com a camisola 9. 

Juntam-se dados relevantíssimos e primorosos, tanto mais que a ligação técnica entre passado e presente não ficou substanciada numa relação de proximidade entre treinadores. Vítor Pereira e André Villas Boas trabalharam apenas uma temporada juntos e não há registo de qualquer relação diplomática anterior, o ex-treinador esteve muitos anos ligado a José Mourinho e teve actividades fora dos relvados, enquanto Vítor Pereira seguiu outra linha, dedicou-se por excelência ao trabalho de campo.
Ou seja, não há qualquer afectividade para além daquela que ambos construíram durante a época em que trabalharam juntos, não se nota uma linha condutora que é perceptível por exemplo no Barcelona, onde Guardiola se inspirou em Cruyff antes de moldar a equipa com o seu estilo particular. 




in "abola.pt"

Sem comentários: