terça-feira, 26 de julho de 2011

Kléber, o Girafão que veste a pele de Falcao

Antigo colega revela a alcunha do avançado que está a convencer os adeptos do F.C. Porto.


Kléber é cabeça de cartaz do novo F.C. Porto. Desejado há um ano no Dragão, o avançado brasileiro chegou para brilhar na pré-temporada e assumir-se como o único reforço no onze apresentado por Vítor Pereira aos adeptos portistas.

Todos reconheciam o talento do avançado de 21 anos mas poucos adivinhariam o impacto imediato. Com Radamel Falcao na Copa América, a lidar com o assédio de meia Europa, Kléber sossegou a inquietação azul e branca e vincou a ideia: o futuro está assegurado.
Frente ao Peñarol, o jovem contratado ao Atlético Mineiro (cedido ao Marítimo nas duas últimas épocas) provocou mais um golo, partilhado com o guarda-redes e o defesa-central do clube uruguaio. Até então, cinco jogos e seis tentos apontados.

Conheçam o Girafão

O namoro do F.C. Porto justificava-se. Kléber é bom partido. Aguentou uma temporada de indefinição, vacilou sem perder o norte até chegar ao Dragão: eis o Girafão. A alcunha é revelada ao Maisfutebol por Tchô, amigo de longa data.

«Joguei com ele no At. Mineiro e no Marítimo. Qual é a alcunha dele? Pode escrever aí, aponta, aponta», atira Tchô entre gargalhadas, sabendo que vai deixar uma marca: «Ele é o Girafão. É como eu e o Rafael Miranda lhe chamamos, por causa das pernas longas e finas. Pode divulgar, não há problema, ele não leva a mal.»

Luisão é Girafa no Benfica, Kléber é Girafão no F.C. Porto. Um desfecho esperado e desejado: «Foi um ano difícil para ele, mas o Kléber estava tranquilo, porque sabia que agiu correctamente. Era uma questão de tempo até chegar a um grande.»

Palavra de amigo. Tchô acompanhou todos os passos do reforço portista. «Passámos o Natal juntos em Paris, jogo com ele há cerca de seis anos. Veja lá, até foi ao meu casamento, há seis meses. Sempre vi nele imensa qualidade. Para além disso, é uma pessoa muito humilde», frisa o médio brasileiro.

«Kléber pode chegar ao nível de Falcao»

Tchô partilhou o balneário de At. Mineiro e Marítimo com Kléber. Agora, convivem à distância. O médio, autor de dez golos na época passada, foi estranhamente afastado do plantel insular. «Coisas do futebol. Estou a negociar a rescisão», desabafa Tchô. Ficam os votos de felicidades para o amigo.

«Se o Falcao não ficar, o F.C. Porto ficará muito bem servido com o Kléber. Ainda é jovem, vai evoluir ainda mais e marcar muito mais golos, porque o Porto tem uma grande equipa e isso permite-lhe ter muito mais oportunidades de golo. Esse início dele não me surpreende», remata o antigo companheiro.

Cláudio Pitbull, parceiro de ataque na temporada 2009/10, reforça a ideia: está encontrado o sucessor de Falcao. «Acho que o Kléber tem qualidade para fazer um percurso como o Falcao está a fazer, pode chegar perto ou mesmo ao nível do Falcao», atira o actual jogador do V. Setúbal, ao Maisfutebol.

«História de Kléber ainda está a começar»

Ponto de situação: Falcao renovou contrato com o F.C. Porto, aumentando a sua cláusula de rescisão para 45 milhões de euros. Pode mesmo ficar no plantel portista. Kléber terá de lidar com essa possibilidade.

«Kléber e Falcao são jogadores com características diferentes. O Falcao já fez a sua história no F.C. Porto, enquanto a história do Kléber está apenas a começar. De qualquer forma, são dois matadores», frisa Pitbull.

Aos 21 anos, Kléber deixa pouca margem para dúvidas. «O Kléber é um jogador muito jovem, com enorme margem de progressão. Quando comecei a conhecê-lo, falei logo que ele chegaria rapidamente a um clube grande», conclui o antigo avançado do F.C. Porto.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: