domingo, 3 de julho de 2011

Helton: "Já se sente o cunho de Vítor Pereira"

Provavelmente por uma questão hierárquica, o capitão da equipa, Helton, foi o primeiro elemento do plantel que o FC Porto disponibilizou para falar sobre a nova época. A saída de Villas-Boas, como seria de esperar, dominou parte da conversa com os jornalistas e o brasileiro fez questão de deixar um agradecimento ao novo treinador do Chelsea pelos títulos conquistados, mas sublinhou o início de uma nova era, com Vítor Pereira, em que os objectivos se mantêm intactos: ganhar. "Cada treinador tem a sua opinião e maneira de trabalhar. Agora estamos com o mister Vítor Pereira, que já começa a colocar a sua forma, o seu cunho, mas o objectivo é o mesmo: conseguir ganhar o máximo possível", referiu o guarda-redes que parte para a sétima época de dragão ao peito.

Ao fim de três dias de trabalho, Helton garante que "não existe qualquer diferença" entre o Vítor Pereira adjunto e o Vítor Pereira treinador principal. "Já nos conhecemos da época passada. Está a colocar a forma dele pensar nos treinos, mas no geral não há grandes diferenças", insistiu. O discurso no balneário, pelos vistos, também é o mesmo: "pediu-nos que continuássemos com seriedade, empenho e dedicação ao máximo nos trabalhos", revelou.

A herança deixada por Villas-Boas é pesada: quatro em cinco títulos, um deles europeu. Helton não quis antecipar cenários sobre a possibilidade de repetir tudo. "Vamos passo a passo. As coisas acontecem de acordo com o trabalho e é preciso paciência. Acredito num trabalho muito forte do nosso grupo. Temos vários jogadores que chegaram agora e que se querem impor na equipa. E o importante é o colectivo, esperamos aproveitar as oportunidades". Por isso, não apontou o FC Porto como favorito no campeonato. "Isso não existe". Da mesma forma que não quis abordar as movimentações de mercado nos adversários. "Não me cabe a mim comentar isso", atirou. Já sobre as caras novas do FC Porto não se importou de falar. "Procurei recebê-los da mesma forma como fui recebido. Para quem chega, o primeiro contacto é importante. Os mais antigos, como eu, têm a responsabilidade de lhes passar as informações necessárias, mas não tudo de uma vez senão eles assustam-se", brincou.

"Isto aqui não é um ringue"

Helton está no FC Porto há sete anos e esta época vai receber dois novos concorrentes na luta pela baliza dos campeões nacionais. Um, Kadú, conhece bem por terem treinado juntos algumas vezes, o outro, Bracali, é compatriota e já foi elogiado publicamente enquanto adversário. "Para já, também temos o Beto", apressou-se a dizer, dando a entender com o "para já" que o português está mesmo de saída, conforme O JOGO escreveu. São, portanto, quatro os guarda-redes à disposição de Vítor Pereira e que estão "a trabalhar para o mesmo objectivo que é fazer o melhor pelo FC Porto. Isto não é um ringue, por isso não há qualquer luta", referiu.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: