quinta-feira, 25 de agosto de 2011

LC: F.C. Porto tem bons antecedentes com rivais do grupo G


Nunca perdeu com cipriotas e russos, e já eliminou o Shakhtar


Só por uma vez o F.C. Porto se cruzou com o Shakhtar Donetsk nas competições europeias. Foi na Taça das Taças de 1983/84, e o saldo foi favorável aos dragões, que seguiram para as meias-finais da prova. Na primeira mão, nas Antas, o Shakhtar esteve a ganhar por 2-0, mas os portistas deram a volta ao marcador, vencendo pela margem mínima (3-2). Na segunda mão, na Ucrânia, um golo de Walsh valeu o empate (1-1) e a passagem para as meias-finais.

Confrontos do F.C. Porto com o Shakhtar Donetsk:
1 vitória e 1 empate
1983/84 (TVT): 3-2 e 1-1

O Shakhtar tem sido, nos últimos anos, um cliente habitual do futebol português. O confronto mais recente foi na época passada, com o Sp. Braga, com dupla vitória ucraniana. Mas Benfica e Sporting também jogaram com a equipa de Mircea Lucescu nas últimas temporadas. Ao todo, há quatro vitórias lusas, quatro do Shakhtar e dois empates. Veja os dez confrontos do Shakhtar com portugueses:

2010/11 (LC): Sp. Braga (0-2 e 0-3)
2008/09 (LC): Sporting (1-0 e 1-0)
2007/08 (LC): Benfica (0-1 e 2-1)
1997/98 (TVT): Boavista (2-3 e 1-1)
1983/84 (TVT): F.C. Porto (3-2 e 1-1)

O Zenit S. Petersburgo nunca defrontou o F.C. Porto em jogos oficiais. Mas já foi afastado por uma equipa portuguesa: o Nacional da Madeira, que em 2009/10 garantiu o acesso à fase de grupos da Liga Europa, com um empate (1-1) e uma vitória (4-3), após prolongamento. Antes, os russos já tinham batido o V. Guimarães, na fase de grupos da UEFA (2005/06), por 2-1.

Por outro lado, é bem positivo saldo de jogos do F.C. Porto com equipas russas em provas da UEFA: na época passada registaram-se quatro vitória na Liga Europa, diante de CSKA e Spartak, e em 2004/05 e 2006/07, na Liga dos Campeões, os portistas impuseram-se por duas vezes ao CSKA, com empates sem golos em casa e vitórias em Moscovo. Ao todo, o F.C. Porto jogou oito vezes com equipas da Rússia, vencendo seis e empatando duas.

Por fim, os dois embates do F.C. Porto com o APOEL Nicósia são bem recentes: datam da edição 2009/10 da Liga dos Campeões. Na fase de grupos, os dragões somaram duas vitórias tangenciais: Falcao marcou em Chipre, e Hulk bisou no Dragão, anulando os efeitos de um autogolo de Alvaro Pereira. A equipa cipriota está na história do futebol português por ter defrontado o Sporting em 1963/64, sofrendo duas derrotas e, em Alvalade, uma derrota que ainda hoje é recorde nas provas da UEFA.

Confrontos do APOEL Nicósia com portugueses:
4 derrotas

Sporting
1963/64 (TVT): 16-1 e 2-0

F.C. Porto
2009/10 (LC- fase de grupos): 2-1 e 1-0



in "maisfutebol.iol.pt"

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

De facto, frente a equipas d eleste o saldo é francamente positivo. Que continue.
Já aquela eliminatória, frente ao então Shaktior, foi enolvidável. Estivemos aperder 2-0 nas Antas e viramos para 3-2. Lá, também estivemos a perder e depois empatamos e passamos às meias-finais. Foi a primeira grande invasão do aeroporto. A que se seguiu, eliminação do Aberdeen, ficou na história. Invadimos a pista e o avião teve d e ser desviado para Lisboa.

Anónimo disse...

Ah,aquela eliminatória com o então Shaktior, ao tempo ainda da Rússia / União Soviética... Foi um dos jogos que ficaram na memória, aquele do empate que nos deu embalagem na Taça das Taças, com o golo do empate a surgir já quando começavam a fugir as esperanças... através de um belo golo do Walsh. Isso depois do empolgante jogo da 1ª mão, a 7 de Março de 1984 (estava em casa a festejar o 2º aniversário da minha filha...).
Desta vez, além das transformações político-sociais e administrativas, julgo que eles estarão mais fortes, mas também o F. C. Porto está muito mais.
No entanto, este é um grupo que pode surpreender, por isso tem que haver muitas cautelas e sobretudo muita garra, à Porto.
Para já, contudo, está mais na nossa cabeça o jogo da Supertaça europeia, daqueles que não deslustra se perdermos e engrandece se ganharmos.

P. Ungaro disse...

Armando dessa altura so me lembro mesmo da final tinha eu 13 anos ... e que foi a minha primeira grande desilusão ... mas ainda hoje recordei esse momento vivido com o meu pai num tasco perto dos clerigos ... que belas memorias.
Mas agora estamos diferentes, e o Mike Walsh já tem uma idade respeitavel :) ... e nós somos um clube respeitado e temido por isso vamos para cima deles porque ... SOMOS PORTO !!!

VP essa historia da invasão tambem faz parte do meu imaginario ... t´antas historias ... :)

Gaspar, reforço ... se formos competentes, serios e competentes como fomos a epoca passada vamos em frente

Um abraço

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

Caímos num grupo de campeões. Campeão Cipriota, Campeão Russo e Campeão Ucraniano.

Vai ser um grupo difícil. Apesar de estarmos no pote 1, das melhores equipas europeias, não conseguimos evitar, o Zenit vencedor da Taça Uefa e Supertaça Europeia em 2009, e o Shahktar vencedor da Taça Uefa em 2010, e só afastado pelo actual campeão europeu nos quartos final na época transacta.

Somos favoritos, mas temos de ser competentes, e avizinham-se deslocações difíceis à Rússia e Ucrânia. A passagem passará por vencer os 3 jogos em casa, e vencer fora o Apoel. Penso que com 12 pontos nos classificaremos, isto jogando pelo seguro, pois temos valor para vencer quer na Rússia quer na Ucrânia.

A passagem aos oitavos está ao nosso alcance.

Abraço

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com/