quinta-feira, 29 de março de 2012

Uma luta contra a tradição

Para o FC Porto vencer o campeonato desta época, Vítor Pereira terá de contrariar a tradição de... morrer na praia. Seguem os factos, antes de mais considerações: o atual treinador portista nunca conseguiu atingir o sucesso nos últimos quatro anos em que chegou à reta final da época a lutar por um objetivo concreto, nestes casos a subida de divisão com Espinho e Santa Clara, apesar de ter estado sempre lá perto. Muito perto, aliás. Mais: em três dessas quatro ocasiões, até estava num lugar que dava acesso à subida - ou seja, dentro do objetivo - a seis jornadas do final, as mesmas que faltam agora disputar para terminar o campeonato.
A situação mais dramática aconteceu na época de 2008/09, quando entrou na última jornada com o "seu" Santa Clara no segundo lugar da Liga Vitalis - o último a oferecer a subida de divisão - no entanto, perdeu em Santa Maria da Feira (1-0) e acabou ultrapassado pelo Leiria, que fez companhia ao Olhanense nas equipas promovidas à Liga ZON Sagres. Na época seguinte, novamente no Santa Clara, Vítor Pereira voltava a ocupar o segundo lugar a seis jornadas do final, mas terminou a temporada na quarta posição, a três pontos do Portimonense, o segundo classificado.
Na experiência anterior como treinador principal, a história repetiu-se por duas vezes no Espinho, na II Divisão, quando deixou escapar, nas jornadas finais, a subida de divisão para o Lousada (2005/06) e União da Madeira (2006/07). Para que fique registado, sobra apenas mais uma época de Vítor Pereira no comando técnico de uma equipa sénior, no caso a Sanjoanense, que fez uma temporada (2004/05) tranquila na II Divisão.
Por vezes, a história é cruel, até porque agora as circunstâncias são outras, as equipas também e até o campeonato é bastante diferente. Tal como Vítor Pereira, de resto. Igual, só mesmo a luta renhida na frente de um campeonato, neste caso o principal, e que foi capaz, a seis jornadas do final, de colocar o primeiro classificado (Braga) com apenas dois pontos de vantagem sobre o terceiro (Benfica), ainda com o FC Porto pelo meio.
Será desta, Vítor Pereira? A pergunta não tem resposta ainda, nem sequer será fácil avançar com palpites nesta altura, sendo apenas certo que Vítor Pereira terá de ser capaz de contornar a história, nesta caso a sua própria história, para cumprir o sonho de transformar o FC Porto novamente em campeão.

As últimas épocas

2005/06 II Divisão Série B *
Classificação a seis jornadas do final
1º Espinho 36 pontos
2ª Lousada 35 pontos
Classificação final
1º Lousada 51 pontos
2º Espinho 47 pontos
Últimos resultados: 3V 2E 1 D
2006/07 II Divisão Série B
Classificação a seis jornadas do final
1º U. Madeira 39 pontos
2º Espinho 36 pontos
Classificação final
1º U. Madeira 54 pontos
4º Espinho 44 pontos
Últimos seis resultados: 2V 2E 2D
* Subia de divisão apenas o 1º classificado
2008/09 Liga Vitalis **
Classificação a seis jornadas do final
1º Olhanense 45 pontos
2º Santa Clara 45 pontos
3º Leiria 39 pontos
Classificação final
1º Olhanense 58 pontos
2º Leiria 54 pontos
3º Santa Clara 52 pontos
Últimos seis resultados: 2V 1E 3D
2009/10 Liga Vitalis
Classificação a seis jornadas do final
1º Beira-Mar 43 pontos
2º Santa Clara 42 pontos
3º Oliveirense 42 pontos
4º Portimonense 41 pontos
Classificação final
1º Beira-Mar 54 pontos
2º Portimonense 54 pontos
3º Feirense 52 pontos
4º Santa Clara 51 pontos
Últimos seis resultados: 2V 3E 1D
** Subiam os dois primeiros classificados
Em 2007/08 foi treinador dos sub-15 do FC Porto

in "ojogo.pt"

Sem comentários: