quinta-feira, 29 de março de 2012

Ninguém segura João Moutinho

A apenas 16 jogos de cumprir 400 como profissional de futebol, João Moutinho não sabe o que é descansar durante um longo período desde que, perto do fim de 2004, se estreou pelo Sporting. É certo que o médio é poupado de quando em quando, mas o registo limpo em matéria de lesões graves é quase imaculado em matéria disciplinar - nunca viu o cartão vermelho e, por acumulação de amarelos, só perdeu quatro jogos - levam-no sempre a registos verdadeiramente impressionantes.
Os 48 jogos disputados em 2005/06, 2006/07 e 2008/09, entre clube e seleção, são o mínimo que realizou desde então. Este ano conta 45 jogos, mas com o campeonato a seis jogos do fim e o Europeu para disputar entre junho e julho, é seguro que voltará a ultrapassar o limite. A atestar a sua resistência única, há outro dado que salta à vista: nas últimas cinco épocas, nenhum colega de equipa conseguiu jogar tanto como ele. Aliás, 2006/07 foi mesmo a única exceção que confirma a regra, pois até na época anterior, a primeira que fez pelo plantel sénior a tempo inteiro, também ninguém o superou.
Na época passada, e nos mesmos 53 jogos a nível interno, Hulk ainda ultrapassou Moutinho no número de minutos jogados (mais 234'). Mas as oito internacionalizações do português, promovidas por Paulo Bento, fizeram-no destacar-se novamente. Ao todo, Moutinho somou 61 jogos, à média de seis por mês, e apenas menos um do que o recorde de 62 que traz do Sporting em 2007/08. Agora comanda destacado a lista do FC Porto. Lucho González (40 jogos somando os que fez no Marselha), Hulk (39), Janko (38, com os do Twente) e Rolando (37) estão na perseguição. Mas não é provável que algum o alcance.
João Moutinho até começou a época atual de forma irregular. Vítor Pereira chegou a colocá-lo no banco em três ocasiões, mas depressa percebeu que o meio-campo sem o ex-Sporting não funciona da mesma forma. Por isso, voltou ao onze de forma definitiva (apenas em Paços de Ferreira, para a Taça da Liga, foi suplente) e, não fosse o castigo cumprido à 15ª jornada, já teria igualado a melhor série como titular no FC Porto, que registou no início da época anterior: 15 jogos consecutivos. Assim, vai igualá-los no sábado, contra o Olhanense. Em Braga terá caminho aberto à superação. Se nada de grave acontecer, e também porque ainda terá pelo menos cinco jogos ao serviço da seleção portuguesa (dois de preparação e três da fase de grupos do Euro) até entrar de férias, vai novamente terminar a época à frente de todos os seus colegas. Para o pequenino jogador, ser o mais resistente parece já, mais do que uma tradição, um ponto de honra.

62
Ao fazer 54 jogos pelo Sporting e oito ao serviço da seleção A, João Moutinho bateu em 2007/08 o seu recorde numa só época. Em 2010/11, já no FC Porto, somou menos um.

40
Apesar de já somar 386 jogos como profissional, João Moutinho não conta muitos golos: 40. Se estabelecermos a média, contamos um em cada 10 partidas.

Mas perde o trono...


Separados por muitos pontos na luta pelo título de campeão nacional, João Moutinho tem em João Pereira o grande obstáculo para que possa no final desta temporada, como aliás na passada, ser o jogador que atua em Portugal com mais jogos nas pernas. Ainda que o lateral do Sporting esteja a um cartão amarelo de ser suspenso, está bastante destacado na corrida, pois além de levar já mais duas partidas do que João Moutinho (47), tem a seu favor o facto de o Sporting ainda estar na Liga Europa e ter a final da Taça de Portugal para disputar. E, como Moutinho, deverá estar no Euro'2012.
No Braga, líder do campeonato, ninguém soma mais do que 38 jogos. Witsel, do Benfica, também está à frente de Moutinho, com 47. Mas a Bélgica não tem mais jogos internacionais esta época, ao contrário dos cinco agendados por Portugal. E isso deve bastar para ficar para trás.


3 questões


José Soares, professor catedrático de fisiologia
"Corpo de Moutinho protege-o"


1
Como se explica que João Moutinho some tantos jogos sem que alguma vez tenha sofrido uma lesão grave?
Há estudos que apontam para uma suscetibilidade genética às lesões. Não pode haver outra explicação que não seja constitucional. Ele terá um corpo que, de certa forma, o protege contra lesões. Podem prevenir-se lesões musculares, mas em relação às outras, só os fatores inerentes ao próprio corpo as podem impedir.


2
Também é a constituição do jogador que lhe garante um rendimento alto apesar de jogar mais do que todos?
Se todos os elementos do FC Porto fazem o mesmo tipo de treino e trabalham as mesas horas, e se alguns correm muito mais do que outros, só pode ser essa a razão. E por isso se explica também que muitos jogadores que nunca tiveram muito cuidado com eles próprios, tenham uma excelente resistência física.


3
Como é que se deve gerir a utilização de um jogador como João Moutinho, de forma a que nunca quebre?
Gerir parece-me contraindicado. Um jogador que sistematicamente pára, nunca se adapta. Inglaterra é o país onde se joga mais e, se repararem, a maioria não se lesiona. E acho que o cansaço é um mito. Comparativamente com os atletas de modalidades individuais, os futebolistas estão a anos-luz do esforço destes.

in "ojogo.pt"


1
É incrível, mas o médio nunca falhou mais de um jogo seguido pelo seu clube. E, quando isso acontece, ou está lesionado ou castigado. Por opção só se foi poupado.


Sem comentários: