sábado, 30 de abril de 2011

Villas-Boas. Special Two pode dizer arrivederci a Gianluca Vialli

Se o Porto vencer a Liga Europa terá o mais jovem técnico a erguer a taça. E só um português poderá impedi-lo: Jesus ou Domingos?


Sexta-feira, 29 de Abril. Andava meio mundo distraído com o casamento real britânico, outra metade a ouvir o que Mourinho tinha para dizer em sua defesa e outros a tentar perceber porque estava a nevar em Lisboa em pleno mês de Abril. Mas, algures no país mais ocidental da Europa, o mito de um "monstro" insaciável de vitórias não pára de crescer. Depois dos 5-1 com que o FC Porto despachou o Villarreal, a equipa bateu o recorde de golos numa só temporada e, com a viagem para Dublin praticamente marcada, Villas-Boas pode tornar-se o mais jovem treinador a vencer uma competição europeia.

Gianluca Vialli, o grande goleador italiano das décadas de 80 e 90, conquistou a Taça das Taças pelo Chelsea, como jogador-treinador em 1998. Tinha 33 anos, dez meses e quatro dias. Pois bem, a 18 de Maio, naquele que será um dia histórico para o futebol nacional com uma final da Liga Europa 100% portuguesa, André Villas-Boas terá 33 anos, sete meses e um dia - isto assumindo, claro, que o FC Porto não perde a confortável vantagem conseguida contra o Villarreal. E, uma vez atingida a presença no Estádio de Landsdowne Road, não seria nenhuma surpresa que os dragões saíssem vitoriosos e o treinador batesse mais um recorde.

Pinto da Costa já afirmou que este Porto "é melhor que o de Mourinho" e equivalente à equipa campeã europeia em 1987. Se tivermos em conta que os azuis e brancos podem terminar a Liga sem derrotas, Falcao é o jogador com mais golos numa época em competições europeas (igualou Klinsmann, mas tem pelo menos mais um jogo pela frente) e que a Taça de Portugal e a Liga Europa estão ao alcance, é possível que o presidente portista tenha razão. Feito ainda mais digno de registo para um plantel liderado por Villas-Boas, que é treinador principal apenas há um ano e meio.

"Villas Boas, che spettacolo" lia-se ontem na capa do mais influente diário desportivo italiano, "La Gazzetta Dello Sport". Depois de Il Speciale, em apenas dois anos, ter escrito uma página de ouro na história do Inter, os italianos já não largam o actual treinador do FC Porto. A imprensa transalpina diz que Villas-Boas é a nova estrela do futebol europeu. "Está prometido ao Arsenal. Mas ainda não assinou. Se querem futebol alegre, meditem, gente, meditem", diz a Gazzetta. A Juventus foi o último clube a ser apontado como um dos interessados em contratar o jovem técnico, depois do Inter e da Roma.

Porém, tal como o i noticiou na passada semana, o FC Porto tem Villas-Boas seguro com uma cláusula de rescisão de 15 milhões de euros. É provável que o treinador queira jogar a Champions 2011/12 no Dragão, mas se vencer a Liga Europa, a cobiça dos grandes europeus será ainda mais aguçada. Apesar do valor elevado que o prende ao clube, isso poderá não impedir uma eventual saída. É que, apesar de querer afastar as atenções sobre o assunto, quem vai observar o FC Porto não o faz para ver Villas-Boas "passear o fato", como o próprio disse antes do jogo com o Villarreal.

Com Mourinho em baixa (só deve vencer a Taça do Rei), este ano o epíteto de Special parece morar no Dragão: One ou Two, pouco interessa. Tal como o seu mestre, Villas-Boas vai querer continuar a ganhar. Seja no Porto, em Londres, ou num qualquer campeonato sul-americano (confessou que gostaria de experimentar a Argentina ou o Chile). Por agora, Dublin pode coroar uma época fantástica.


in "ionline.pt"

Sem comentários: