terça-feira, 26 de abril de 2011

Toda a história: Falcao já roubou um título ao Villarreal

Avançado do F.C. Porto brilhou no torneio juvenil do clube espanhol

.
Radamel Falcao tem motivos para sorrir antes do duplo confronto entre F.C. Porto e Villarreal, nas meias-finais da Liga Europa. O avançado colombiano guarda boas recordações de um embate com o Submarino Amarelo em 2001.

Recém-chegado ao River Plate, o jogador ajudou a equipa argentina a conquistar um torneio juvenil, marcando um golo na final frente ao Villarreal.

Foi o seu primeiro título no clube. Falcao revelou parte da história no Twitter, nesta segunda-feira. O Maisfutebol conta-lhe o resto.

O melhor goleador da Liga Europa não explicou, por exemplo, que a prova foi organizada pelo próprio Villarreal e disputada na cidade que o F.C. Porto vai visitar na segunda-mão das meias-finais.

A Taça que Falcao segura na fotografia foi atribuída no Torneo Internacional Juvenil do Villarreal Club de Futbol, em 2001.

Falcao antes de Messi

Era a segunda edição da prova que reúne algumas das principais equipas do Mundo. O F.C. Porto já participou na competição.

A equipa da casa venceu no primeiro ano mas foi surpreendida pelo River de Falcao doze meses depois. O colombiano marcou e os argentinos venceram por 3-1. O Barcelona, com Leo Messi, Gerard Piqué e Cesc Fàbregas levantou o troféu na edição seguinte.

Foi um ano especial para Falcao, decisivo na carreira do goleador colombiano. Estreou-se na segunda divisão do seu país com apenas 13 anos, ao serviço do Fair-Play. Passou ainda pelo Milionários, a sua equipa do coração.

Recomendado por Silvano Espíndola, foi ao River Plate para um período de experiência e já não voltou. Para a história desse ano dourado de 2001, fica ainda a maior frustração do árbitro Héctor Baldassi, o mesmo do Portugal-Espanha no Mundial de 2010.

A bola que entrou mas não valeu

Baldassi cometeu o maior erro da carreira, assume o próprio, num lance com Falcao: «Recordo-me sempre do golo de Radamel Falcao Garcia. A rede cedeu, a bola foi para a bancada e marquei pontapé de baliza.»

«Foi no Sul-Americano de sub-17, em Março de 2001. Jogavam Brasil e Colômbia. Com trinta segundos de jogo, a bola entrou no meio da baliza, a rede foi-se e para mim era pontapé de baliza. Foi um golaço, mas não o vi. O pobre avançado só me dizia: juíz, fui golo...», recorda Baldassi.

A Colômbia foi goleada por 4-0 e terminou no terceiro lugar do grupo. Ficou pelo caminho, mas Falcao já estava na órbita do River Plate. Delém, brasileiro radicado na Argentina, trabalhou o colombiano nas camadas jovens do clube. Faleceu em 2007.

Surpreendido pelo Vitória de Hulk

Para Radamel Falcao, aquele título em Villarreal foi mesmo a única conquista colectiva de um ano marcado pela mudança para a Argentina, sem a família, desorientado mas confiante no futuro. Antes, com 11 anos, estivera no Ajax. Os pais não aprovaram a mudança para o Velho Continente.

No Verão de 2001, regressou à Europa pela segunda vez, agora para a Nike Premier Cup. O seu River Plate caiu na final frente ao Esporte Clube Vitória, da Bahia, o emblema que revelou Hulk. Os argentinos venceram o Real Madrid nas meias-finais (1-0) mas foram surpreendidos no jogo decisivo (1-2), em Berlim.

O resto é história conhecida. Sorriu em Villarreal com 15 anos, estreou-se na equipa principal do River em 2005 e vai reencontrar o Submarino Amarelo uma década após o primeiro título, desejando que isso seja um bom prenúncio para o F.C. Porto.



in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: