sábado, 5 de maio de 2012

Maior fortaleza da Europa é o Estádio do Dragão


O resultado do clássico de hoje no Estádio do Dragão já não tem expressão para a atribuição do título de campeão nacional, mas nem por isso deixa de ter um condimento extra que Vítor Pereira poderá tentar utilizar a seu favor. É que o FC Porto não perde em casa há já 56 jogos a contar para o campeonato nacional e pode manter intacta essa série se, no mínimo, empatar com o Sporting.
Com o ambiente de festa que naturalmente se fará sentir neste encontro, a concentração da equipa poderá não ser a mesma que seria num contexto diferente, mas a importância destes 56 jogos sem perder em casa - mais precisamente desde a derrota frente ao Leixões (2-3), a 25 de outubro de 2008, com Jesualdo Ferreira aos comandos - adquire uma dimensão ainda maior quando se constata que o FC Porto é também a equipa que está há mais tempo sem perder frente aos seus adeptos, entre os emblemas que disputam as provas da UEFA.
A manter esta invencibilidade em casa com o Sporting, o FC Porto terá terminado a época sem ceder a mínima derrota no Dragão, uma marca que só o Sheriff, da Moldávia, com 47 jogos sem perder perante os seus adeptos, está em condições de ameaçar. O Fenerbahçe da Turquia vem depois, com 42 jogos, bem mais distante.
O fator casa revelou-se decisivo para que os azuis e brancos pudessem renovar o título esta época, à imagem daquilo que sucede nos principais campeonatos europeus, em que os clubes que não cederam em casa já são campeões, ou estão ainda na luta pelo título.

Mais de sete anos invicto


O FC Porto esteve à beira de igualar o recorde de invencibilidade do Real Madrid - 121 jogos sem perder no Santiago Bernabéu entre 1957 e 1965 - na década de 1980, com 119 jogos sem perder no Estádio das Antas entre a derrota com o Rio Ave (1-2), a 27 de dezembro de 1981, e a derrota com o V. Setúbal (0-1), a 7 de maio de 1989.
Os atuais 56 jogos sem perder no Estádio do Dragão ainda nem estão, portanto, a meio caminho do recorde já estabelecido pelo clube. Mas ainda foi no FC Porto que José Mourinho iniciou um recorde pessoal mais difícil de igualar ainda. Com o técnico português, o FC Porto esteve 38 jogos sem perder em casa, a seguir à célebre derrota com o Beira-Mar (2-3). Mas a saída do clube não interrompeu um recorde pessoal de 150 jogos sem derrotas caseiras entre as passagens por Chelsea, Inter e Real Madrid, que só o Gijón interrompeu (0-1) a 2 de abril de 2011.


3 questões


João Pinto, Antigo jogador do FC Porto
"Vão premiar o apoio dos adeptos"


1
O que significa estar 119 jogos sem perder em casa?

Embora nunca se pensasse nisso quando entrávamos em campo, acabou por ser muito bom. Foi um sinal forte da mentalidade que se instalou no clube e que hoje ainda perdura. Foi importante para ajudar a que se criasse a tal cultura ganhadora que hoje caracteriza o FC Porto. Mas será difícil de repetir, embora todos os recordes possam ser batidos.


2
Foi decisivo para o domínio do FC Porto durante a década de 1980?

Claro que sim, porque ajudou o FC Porto a ganhar muitos troféus, porque nada se consegue sem resultados. Podemos ter bons jogadores, bons técnicos e muitos meios, mas se não ganharmos não vão valer nada. Agora, na década de 1980, o FC Porto tinha de facto um grupo muito forte a todos os níveis. Todos sabiam o que tinham de fazer e isso ainda hoje é evidente.


3
O FC Porto leva 56 jogos sem perder em casa. Acredita que a festa do título possa pôr em risco esta nova série?

Bem, uma coisa é festejarem no sofá, outra será no final do jogo. Embora sejam já campeões, tenho a certeza que não deixaram de trabalhar da mesma forma durante a semana para preparar este clássico e tenho a certeza que vão querer premiar os adeptos pelo apoio que lhes concederam durante a época toda.

in "ojogo.pt"


Sem comentários: