sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Polémica transferência de Jardel não é caso único

Mais uma contratação feita por um clube a outro antes de se defrontarem


Benfica e Olhanense já negociavam Jardel há duas semanas, mas foi anteontem, no dia do jogo da Taça de Portugal entre as duas equipas, que se soube que o central brasileiro ia trocar o clube de Olhão pelo da Luz. O jogador não defrontou a futura equipa...

A regulamentação da Liga de Clubes e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) é omissa no que diz respeito a casos de jogadores que assinem por clubes que a sua anterior equipa se prepara para defrontar. No regulamento disciplinar das duas instituições (artigo 53.º, no caso da Liga; artigo 49.º, no caso da FPF), é apenas mencionada a possibilidade de um clube ser castigado se se verificar que apresentou uma equipa "notoriamente inferior ao habitual". Como aqui se trata de um só jogador, essa questão não se coloca. Caso contrário poder-se-ia estar perante um cenário de descida de divisão (se o jogo fosse da Liga) ou de eliminação (se o jogo fosse da Taça de Portugal ou da Taça da Liga).

Jardel não jogou pelo Olhanense anteontem porque o clube algarvio, em conjunto com o Benfica e com a empresa brasileira que detém o passe do atleta (Traffic), resolveu protegê-lo de uma eventual má exibição, que pudesse levantar suspeitas. "Entendemos que seria melhor que o jogador não jogasse com o Benfica para não comprometer todas as partes", afirmou, ontem, o presidente do Olhanense, Isidoro Sousa, acrescentando que as negociações entre os clubes decorriam há 15 dias: "Há cerca de duas semanas, o Benfica falou connosco no sentido de nada fazermos sem uma última palavra deles".

O negócio rendeu 75 mil euros ao Olhanense, mas foi levado a cabo pela Traffic, que vendeu metade do passe do central ao Benfica, por um valor bastante inferior a um milhão de euros (se essa quantia tivesse sido atingida, o clube algarvio teria direito a 200 mil euros). No contrato, ficou ainda incluída uma cláusula que permite ao Olhanense encaixar 10% de uma futura transferência, num tecto máximo de dois milhões.

Uma questão de "timing"

Após a partida de anteontem, Isidoro Sousa afirmou que Jardel ainda jogará pelo Olhanense na partida de amanhã em Guimarães, o que colide com a justificação dada inicialmente para a ausência no jogo da Luz, a de que o jogador tinha ficado de fora para não arriscar sofrer qualquer tipo de lesão.

in "jn.pt"

Polémicas estéreis



Seria muito fácil insinuar que há algo de estranho na oficialização da contratação de Jardel pelo Benfica no dia em que os encarnados recebem na Luz o Olhanense para a Taça de Portugal. Pegava-se nisso, na obsessão com que alegadamente Jorge Jesus encara a eventual presença no Jamor, nos 5-0 encaixados pelo Olhanense, e com uma mão-cheia de meias-palavras acabava por dizer-se sem ter de se afirmar que a coisa tinha todo o ar de gato escondido com o rabo de fora. A verdade é que Janeiro só tem 31 dias e, por sinal, o Benfica até joga com Olhanense duas vezes este mês pelo que seria muito complicado encontrar um dia bom para negociar a transferência do central para a Luz sem a tornar polémica. Mais, digamos, discutíveis são os critérios que levam à escolha de Elmano Santos para apitar o Académica-Benfica. Depois das críticas de que o árbitro foi alvo por parte de inúmeros elementos ligados aos encarnados na sequência do FC Porto-Setúbal, não se percebe muito bem de que forma tal nomeação o protege a ele ou ao jogo.


Jorge Maia in "ojogo.pt"

Sem comentários: