sexta-feira, 27 de abril de 2012

Estrutura forte dará tetra


O FC Porto está a uma vitória de ser tetracampeão, o que significa poder festejar já amanhã, à sétima jornada da fase final, em Águas Santas, por coincidência o mesmo cenário do ano passado. Mas com algumas diferenças: em 2011 fez essa visita uma jornada mais tarde; a equipa portista voltou a perder jogadores importantes no início de época. A aparente contradição - aumento do domínio e saída de homens influentes - afinal tem explicações, que O JOGO descobriu falando com alguns dos treinadores... adversários dos portistas.
"A força do FC Porto está na sua estrutura diretiva, pois também já o Carlos Resende tinha sido campeão. As pessoas que estão no comando são quem começa a obra, depois o treinador, que é bom, também é muito importante, e a seguir o Dragão Caixa e os adeptos, o ambiente que criam. Mas tudo começa na parte diretiva, que é excelente. Com estes três fatores, tudo o resto surge com naturalidade", refere Paulo Fidalgo, treinador do Madeira SAD, vice-campeão nacional nas duas últimas temporadas.
"O FC Porto é o único que pratica um andebol moderno e eficaz e tem uma estrutura muito, muito forte", concorda Paulo Faria, ex-treinador do Sporting e único português a vencer uma taça europeia (Challenge em 2010).
Olhando mais ao lado competitivo, Luís Monteiro, ex-treinador do Belenenses, considera que "o FC Porto tem um modelo de jogo que se preocupa com as transições e consegue ter a defesa mais consistente do campeonato". Trata-se, diz, de "um modelo extremamente atual e que assenta muito na qualidade do trabalho da defesa e que surge de uma quantidade de jogadores que defendem e atacam bem, sendo o Tiago Rocha o exemplo mais flagrante".
Já Jorge Borges, treinador do Águas Santas, que garante que a sua equipa "vai jogar para ganhar" e lembra que quando foi ao Dragão Caixa "teve uma derrota que não foi merecida", acredita que o segredo dos portistas está "numa estrutura que se mantém há muito tempo e na qualidade do plantel".
Com Paulo Faria a considerar "justíssimo o título do FC Porto", dizendo que quase se pode falar num "bicampeão todos os anos, tal a vantagem com que também termina a primeira fase", o vimaranense Paulo Fidalgo é incisivo: "Ninguém pode colocar em causa a justiça de um campeão ao cabo de 22 jornadas e mais dez jogos duríssimos e exigentes".
"É merecido, apesar de este ano, no início da fase final, ter havido ali uma quebra", recorda Monteiro, com Borges, que amanhã pretende evitar a festa, a concluir: "Se for campeão, será justo".

in "ojogo.pt"

A UM PASSO DO "TETRA"

Com sete pontos de vantagem na liderança do Andebol 1, o FC Porto Vitalis está a uma vitória de se sagrar campeão. Na sétima jornada da fase final, os Dragões deslocam-se ao pavilhão do Águas Santas (sábado, 17h) e Hugo Laurentino antevê um jogo repleto de dificuldades. Ainda assim, o guarda-redes acredita que a motivação da conquista do tetra vai levar a equipa à vitória.

Apesar do empate frente ao Madeira SAD (24-24), na última jornada, o camisola 16 adianta que a equipa está ainda mais determinada. "Estamos altamente motivados porque se conseguirmos a vitória vamos ser campeões. Não é todos os dias que se joga para no final celebrar o título", sublinhou.

O adversário é o Águas Santas, que "não vai querer entregar o campeonato de mão beijada". Os Dragões já defrontaram a equipa por três vezes esta época e conquistaram sempre a vitória, mas ainda assim foram jogos "extremamente difíceis". "O Águas Santas impõe-nos muitas dificuldades e, desta vez, ainda estamos à espera de mais obstáculos. Porém, com o que está em jogo, vamos ultrapassá-los", assegurou o guarda-redes.

Na época passada, a equipa conquistou o tricampeonato no pavilhão de Águas Santas. A história pode repetir-se e o jogador espera poder contar com o apoio dos adeptos, mesmo fora de casa. "Gostava que o pavilhão estivesse completamente cheio. Era muito importante Para nós que que eles pudessem estar lá presentes", apelou Hugo Laurentino.

O guarda-redes mais eficaz do campeonato assume que o "tetra" é um marco para a equipa. "Vamos jogar uma partida que pode resultar naquilo por que trabalhamos durante uma época inteira. Se ganharmos vamos fazer 

in "fcp.pt"

Sem comentários: