terça-feira, 17 de agosto de 2010

Um pesadelo belga

Portugal ocupa atualmente o 8.º lugar no ranking da UEFA, muito à frente da Bélgica, que se encontra na 14.ª posição. No papel, a superioridade nacional é incontestável, mas tempos houve em que a história escrevia-se com outros contornos. E o FC Porto que o diga. Num currículo que conta com seis deslocações a território belga, os azuis e brancos foram brindados com outras tantas derrotas.


A última vez que por lá passaram foi em 2000, ou seja, há 10 anos, e custou o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Nessa altura, as ambições dos dragões foram traídas pelo gigante Jan Koller, autor do único tento da pré-eliminatória. “Foi o primeiro jogo oficial da época e isso foi determinante para a nossa equipa. A exibição não foi boa e o resultado muito menos. Como se não bastasse, a lesão do Silvio Maric foi marcante não só nesse encontro como no resto da temporada”, lembrou Nálson, o lateral-direito escolhido por Fernando Santos nessa noite.

Velho inimigo

Mas o pesadelo belga já tinha deixado marcas em cinco viagens anteriores, com o Anderlecht quase sempre no caminho. A primeira vez foi na época 1977/78. Na formação de Bruxelas havia, entre outros, um talento de nome Frank Vercauteren, médio que brilhou durante muitos anos na seleção belga. O mesmo que, depois de amanhã, vai sentar-se no banco oposto ao de André Villas-Boas a orientar a equipa do Genk. Vercauteren até marcou nesse duelo. Em 1982/83, os dois conjuntos voltaram a encontrar-se e o triunfo voltou a sorrir à equipa mais prestigiada da Bélgica e um dos emblemas europeus mais carismáticos.

Mas a história encarregou-se de colocar novamente Anderlecht e FC Porto frente-a-frente na década de 90. Na fase de grupos da Liga dos Campeões, num encontro disputado até ao último instante, valeu um tento solitário de Luc Nilis para resolver o assunto. Nas Antas, os dragões venceram e deram um passo decisivo para as meias-finais da competição.

Antes disse surgiram o FC Brugge, que foi eliminado, e o Standard de Liège, que se revelou demasiado forte. O Genk é o senhor que se segue, impondo o respeito próprio de uma equipa que segue na frente do campeonato com 3 vitórias em igual número de jornadas.

in "record.pt"

Sem comentários: