terça-feira, 17 de agosto de 2010

Walter para atacar a europa

Walter tem estreia marcada para Genk, em partidas oficiais. O certificado internacional do avançado deu ontem, ao final da tarde, entrada nos serviços da Federação Portuguesa de Futebol, o que permitiu concluir, finalmente, o processo de inscrição. Desta forma, Walter está disponível para integrar a comitiva azul e branca que amanhã segue para a Bélgica para o primeiro jogo do play-off de acesso à Liga Europa. Termina assim, de vez, a novela em torno deste brasileiro que foi sendo constantemente notícia ao longo do defeso.


O FC Porto, contudo, já contava que a situação fosse resolvida em tempo útil uma vez que decidiu incluir o jogador, contratado ao Internacional de Porto Alegre, na lista que enviou para a UEFA na semana passada, habilitando-o a defrontar o Genk. James, por exemplo, estava preso na mesma situação burocrática e não entrou na lista europeia.

Voltando a Walter, o avançado deu-se a conhecer aos adeptos portistas nos jogos do Torneio de Paris. Fez alguns minutos contra o PSG e foi titular no segundo dia, actuando 60 minutos contra o Bordéus. Deu boas indicações, sobretudo pela mobilidade, e fez o único golo da equipa na prova. Porém, os impedimentos burocráticos impediram-no de dar continuidade à boa exibição e deixaram-no de fora dos convocados para a Supertaça Cândido de Oliveira e para o arranque do campeonato, na Figueira da Foz. À terceira será de vez, estando a sua utilização apenas e só pendente apenas da vontade de Villas-Boas.

Falcao tem assim, oficialmente, desde ontem um concorrente directo para a posição de ponta-de-lança. Claro que na partida de Genk o mais certo é que Walter se sente no banco de suplentes porque o companheiro colombiano é o ponta-de-lança de serviço. Walter, refira-se, custou 6 milhões de euros por 75 por cento do passe, tendo assinado contrato válido para as próximas cinco temporadas. A cláusula de rescisão ficou fixada nos 30 milhões de euros.

Concluído este dossiê, o FC Porto não fechou as entradas para o ataque. No dia em que Walter foi oficializado, Villas-Boas fez saber que continua à espera da chegada de mais um jogador. Kléber até já foi contratado ao Atlético Mineiro mas, como se sabe, o caso encontra-se entregue à justiça da UEFA a quem cabe resolver este imbróglio que envolve o FC Porto, o Marítimo e o Atlético Mineiro. O pior é que não se sabe quando haverá uma decisão.

Cronologia

26 de Junho
Há alguns dias apontado como alvo do FC Porto, Walter abandona os treinos do Internacional de Porto Alegre e refugia-se em casa, alegando que não tem condições psicológicas para continuar a trabalhar com os companheiros.

16 de Julho
Depois de vários avanços e recuos nas negociações, o avançado aterra no Aeroporto de Francisco Sá Carneiro, onde é recebido por dois funcionários do FC Porto. O JOGO testemunha o momento. O acordo entre os dois clubes estaria fechado, faltando acertar com o jogador os termos do contrato. Porém, não é apresentado aos sócios.

28 de Julho
Ao fim de 12 dias na Invicta, Walter é, finalmente, oficializado como reforço do FC Porto. Em comunicado à CMVM, a SAD informa que adquiriu ao Rentistas, clube ligado ao empresário Juan Figger - que detinha metade do passe do atleta - 75 por cento do passe por 6 milhões de euros e que o jogador assinou por cinco temporadas

31 de Julho
Estreia com a camisola do FC Porto, no Torneio de Paris. Fez os minutos finais do encontro com o PSG e, no dia seguinte, foi titular diante do Bordéus. Marcou um golo e deixou boas indicações a Villas-Boas.

7 de Agosto
Fica de fora dos convocados para o primeiro jogo oficial da época, a Supertaça Cândido de Oliveira. O FC Porto informa que o avançado ainda não está inscrito na Federação Portuguesa de Futebol.

10 de Agosto
É incluído na lista de jogadores inscritos para a Liga Europa, num claro sinal de que a conclusão do processo está para breve

16 de Agosto
Um mês depois do jogador, chega o certificado internacional que permite concluir o processo de inscrição na Federação Portuguesa de Futebol. Walter já pode jogar.

19 de Agosto
O FC Porto defronta o Genk, na primeira-mão do play-off de acesso à Liga Europa e caso Villas-Boas assim o entenda, Walter poderá fazer a estreia em partidas oficiais.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: