terça-feira, 17 de agosto de 2010

Lazlo Boloni "Será um combate entre um peso pesado e um peso-pluma"


Lazlo Boloni, actualmente ao serviço do Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, é um profundo conhecedor do campeonato belga. O antigo treinador do Sporting sagrou-se campeão belga com o Standard de Liège em 2008/09, ganhou duas Supertaças e conhece bem o Genk, adversário do FC Porto no play-off da Liga Europa. Por isso mesmo, é com conhecimento de causa que diz que "este é um confronto entre David e Golias". "É um jogo entre dois clubes muito diferentes. Usando uma analogia com o boxe, é um confronto entre um peso pesado e um peso-pluma, com vantagem clara para o FC Porto", garante o técnico romeno, ressalvando, contudo, a qualidade dos belgas. "O Genk é um clube médio, com uma boa equipa, que joga um futebol descomplexado porque, na maior parte das ocasiões, não tem muito a perder", frisou Boloni. Traçando uma comparação com o futebol português, o último treinador que se sagrou campeão com o Sporting coloca o Genk ao nível do Braga ou do Guimarães. "Na Bélgica, tradicionalmente há o Anderlecht, o Standard de Liège e o Brugge. O Genk pertence a uma segunda linha que por vezes consegue alguns resultados surpreendentes, mas raramente consegue ser consistente." A importância da experiência europeia é mais um argumento que Boloni considera favorecer o FC Porto no confronto com os belgas. "O Genk joga regularmente as competições europeias, mas sem resultados de relevo, exactamente nos antípodas do FC Porto, uma das equipas mais experientes a nível europeu. Acredito que possam fazer um bom jogo em casa, colocando algumas dificuldades, mas seria uma enorme surpresa que o FC Porto não seguisse em frente com naturalidade: é clara e esmagadoramente favorito." Um favoritismo que não deve ser beliscado pelo ambiente na Cristal Arena, o estádio do clube belga. "Pode ser um estádio pouco acolhedor para os adversários, com um ambiente quente, mas nada a que o FC Porto não esteja habituado. Equipas que já jogaram na Turquia e na Grécia não têm nada a temer na Bélgica...", concluiu.


"Perigo criado pela esquerda"


Mesmo sem conhecer de forma detalhada a actual equipa do Genk, Lazlo Boloni não teve muitas dificuldades em identificar as principais ameaças da equipa treinada por Franky Vercauteren. "Normalmente, o Genk procura desenvolver o seu futebol ofensivo pelos flancos, especialmente pela esquerda, onde se destaca a velocidade e a capacidade técnica do Kevin de Bruyne. É ele o principal responsável pelos desequilíbrios ofensivos da equipa, tentando servir o ponta-de-lança, pouco móvel, mas bastante eficaz."

Ainda assim, Boloni está convencido de que "a defesa do FC Porto tem condições mais do que suficientes para lidar com este tipo de ameaças". No extremo oposto do campo, o antigo treinador do Sporting fala de uma defesa "disciplinada e fisicamente imponente", mas volta a sublinhar "a diferença de potencial" entre os belgas e o FC Porto para garantir que Hulk, Falcao e Varela "têm argumentos suficientes para levarem a melhor nos duelos". De tal forma que o romeno não tem dúvidas em concluir que "um FC Porto ao seu nível normal tem todas as condições para ir à Bélgica ganhar".

Hulk é a grande preocupação dos belgas


O Genk é que tem 19 golos marcados em cinco jogos, mas está preocupado com o poder ofensivo do FC Porto, que facturou três vezes em dois encontros oficiais. Pierre Denier, treinador-adjunto do Genk, esteve na Figueira da Foz a espiar o adversário no play-off de acesso à Liga Europa e identificou os pontos mais fortes da equipa portuguesa, não escondendo que há um jogador em particular que merece grande respeito. "Temos de ter cuidado com o Hulk. O ataque é o sector mais forte do FC Porto", considerou em breves declarações à Imprensa belga. O técnico acrescentou ainda que o FC Porto merecia ter ganho por maior diferença de golos contra a Naval. "Trata-se de uma grande equipa. Conquistaram apenas uma vitória magra, mas mereciam ter vencido por mais golos. Jogam ao nível de uma Liga dos Campeões", considerou.



in "ojogo.pt"

Sem comentários: