segunda-feira, 16 de abril de 2012

Artur Jorge: «Pinto da Costa transforma coisas más em muito boas»

LÍDER PORTISTA COMEMORA 30 ANOS DE PRESIDÊNCIA



Artur Jorge, treinador do FC Porto no primeiro título de campeão europeu do clube, afirmou que Pinto da Costa, em 30 anos de presidência, transformou "coisas médias em boas e más em muito boas".
O técnico português, atualmente afastado dos grandes palcos do futebol, disse à agência Lusa que essas três décadas - terça-feira é celebrada a primeira eleição do líder portista - representam "um percurso memorável".
"Tal como todos os presidentes de clubes, Pinto da Costa tentou fazer o melhor possível e, no FC Porto, conseguiu uma grande melhoria a todos os níveis", disse o técnico que dirigiu a equipa que, em 1987, conquistou em Viena a Taça dos Campeões Europeus.
Segundo Artur Jorge, o FC Porto "sempre foi uma grande equipa, mas devido ao trabalho de Pinto da Costa, tornou-se um clube melhor e cada vez mais forte".
"Basta olharmos um pouco para as taças conquistadas por todas as modalidades desportivas, que demonstram tratar-se de um grande percurso", justificou.
Artur Jorge, que passou em duas ocasiões diferentes pelo banco dos dragões (84/85 a 86/87 e 89/90 a 90/91), sustentou que Pinto da Costa "é uma pessoa que está sempre por cima de tudo o que se faz no clube, tendo conseguido fazer com que as coisas médias se tornassem boas e as coisas más se tornassem muito boas".
"Nestes 30 anos, foi a grande figura do FC Porto, pois sem ele o clube não tinha conseguido alcançar aquilo que alcançou", argumentou.
O nome de Artur Jorge é indissociável de um dos momentos mais altos do clube, o da sagração de campeão europeu, em 1987: "É a minha recordação mais importante. É algo que toda a gente recorda com enorme satisfação e que fica na nossa memória".
"Estou convencido que, não só para mim como também para as pessoas que fazem parte do FC Porto, é a maior vitória do clube", disse o também ex-selecionador nacional (1990/91 e 1997).
Segundo Artur Jorge, a conquista em Viena "foi conseguida graças a todos, mas principalmente ao presidente".
"Sem ele o clube não teria, de certeza, todas as taças que tem nesta altura", frisou à Lusa.
Além da conquista europeia, Artur Jorge foi três vezes campeão nacional com o FC Porto (1984/85, 1985/86 e 1989/90), tendo também vencido uma Taça de Portugal (1990/91), e foi campeão francês, pelo Paris Saint-Germain (1993/94).
in "record.pt"

Sem comentários: