segunda-feira, 16 de abril de 2012

"O talento de James é único"

Por vontade de Guarín, não tardará a desvanecer-se a marca colombiana que ficou indelevelmente associada aos títulos da época passada. Falcao já partiu, o médio cedido ao Inter pretende ir de vez e, na sua opinião, James está destinado a mudar de ares muito brevemente. O JOGO esteve com Guarín em Appiano Gentile, o centro de treinos dos nerazurri, e ouviu elogios que não são mera cortesia para com um compatriota e antigo companheiro de equipa.
A admiração do médio pelas qualidades de James levam-no a projetar-lhe uma ascensão meteórica e um inevitável adeus ao campeonato português e ao FC Porto. "Todos sabem o talento que James tem, um talento que é bom de mais para Portugal", atira de rajada, pondo o esquerdino no patamar dos eleitos.
Para Guarín, o previsível título dos dragões tem fortíssima marca do sub-20 colombiano: "Ele tem demonstrado o que vale nos jogos, fazendo a diferença e marcando golos em momentos decisivos." Um sentido de oportunidade que confirma que James está pronto para novo salto na carreira e que Guarín pontua sem desdenhar um futuro que os junte no Inter de Milão.
"É meu amigo e, obviamente, adorava tê-lo perto de mim aqui no Inter. Vai chegar o momento dele, no Inter ou em outro clube, o James vai estar muito contente e vai continuar a impressionar", adivinha, comentando que o esquerdino não é apenas o produto de uma habilidade natural: "Ele merece uma grande oportunidade na sua vida, é uma pessoa com muito valor, que trabalha mais do que outros e que tem um talento único no futebol."
Vincada a predileção por James, Guarín explicou-nos ainda por que recomendou Fernando ao Inter. O médio reconhece que o brasileiro talvez não seja dos jogadores mais vistosos do futebol portista, mas assegura também que qualquer equipa gostaria de ter as costas quentes por um trinco como o Polvo. "Gosto muito do Fernando, é um grande jogador. É um jogador daqueles que parecem pouco importantes, para quem observa de fora, mas que durante o jogo é determinante para a equipa", avalia, ciente de que o médio-defensivo já não é um desconhecido que possa passar quase secretamente pelas montras do futebol internacional.
"Ele trabalha muito para o grupo e nós sentimo-nos muito seguros quando jogamos com ele", remata quem já sentiu a confiança que Fernando pode transmitir a uma equipa. Resta saber é se Massimo Moratti está numa fase investidora, já que só a continuidade de Guarín no Inter custará aos cofres nerazurri 13,5 milhões de euros, não negociáveis, como já reconheceu o diretor Marco Branca ao nosso jornal. Para juntar James e Fernando ao novo plantel, Moratti terá de perder o amor a muitos milhões...

Villas-Boas ajudou-o a chegar ao Inter de Milão


Por entre os muitos elogios a André Villas-Boas, Guarín revelou igualmente que o anterior treinador do FC Porto aconselhou o Inter de Milão a avançar para a sua contratação no início deste ano. "Villas-Boas ajudou-me a chegar ao Inter de Milão. Sei que pessoas ligadas ao Inter lhe perguntaram sobre mim e, obviamente, ele disse o que sabe, o que aprendeu sobre mim e aquilo que eu poderia acrescentar à equipa", revelou o médio colombiano, que garante manter o contacto regular com o treinador português. "Falo normalmente com ele. Foi muito importante para mim e para todo o grupo no FC Porto. Ele fez algo de maravilhoso, foi incrível a relação que conseguiu estabelecer com os jogadores. Tem uma grande capacidade para dirigir uma equipa", elogiou.


"Não é normal perder assim a titularidade..."


Guarín não conseguiu esconder o desconforto por ter perdido o estatuto de titular com Vítor Pereira, sobretudo depois do excelente final de época que protagonizou ainda com André Villas-Boas. Nos primeiros seis meses desta temporada, o internacional colombiano participou apenas em 11 jogos, sete como titular, dois números que servem para explicar o escasso rendimento, que também ficou marcado por algumas lesões. "É normal que um jogador de futebol possa perder a titularidade, não é normal que um jogador que trabalha bem, treina bem e dá tudo durante a semana, como eu dei durante os três anos e meio em que estive no FC Porto, perca assim a titularidade. Obviamente que, se trabalhava bem e estava bem, queria ter oportunidade de jogar", começou por explicar.
O médio recusou-se, no entanto, a culpar o treinador pela sua saída do FC Porto, mas também fez questão de deixar bem vincado que o seu estilo de jogo não parecia encaixar nas ideias que Vítor Pereira tinha para a equipa. "No primeiro ano senti mais dificuldades com Jesualdo Ferreira, também pela adaptação, depois consegui o meu lugar e estive sempre à disposição do corpo técnico, mas com Vítor Pereira fui perdendo algum espaço. Não houve nenhum problema entre mim e ele. Pelo contrário, sempre falamos abertamente fora do campo sobre o meu rendimento e aquilo que poderia dar à equipa. O que se passou é que ele não encontrava em mim aquilo que precisava dentro de campo, para completar o seu estilo de jogo. Falei com o Vítor e disse-lhe: 'Se não posso dar o que precisa dentro de campo, vamos tentar procurar uma solução'". E a solução, segundo Guarín, passou por sair para o Inter de Milão e encerrar o ciclo no FC Porto, apesar de, pelo menos para já, estar cedido apenas a título de empréstimo. "O meu sonho sempre foi vir para o Inter e agora que consegui espero ficar muitos anos neste clube", rematou.


Elogios cruzados


Vítor Pereira

"Não se sabe onde pode chegar"

Com a época ainda no arranque, Vítor Pereira referiu-se a James em tons muito elogiosos, revelando a imprevisibilidade do seu percurso futuro. "Não se sabe muito bem até onde poderá chegar. Sabemos é que vai evoluir para um nível mundial, porque tem talento e, ainda mais do que isso, gosto em trabalhar esse talento", registou, na altura, o treinador.

Belluschi

"Destinado aos melhores"

Já no Génova, e em entrevista a O JOGO, Belluschi elegeu James como um dos jogadores decisivos na campanha do FC Porto. Mais do que isso, elevou-o a um patamar de eleição. "Está certamente destinado a um dos melhores da Europa. No máximo em dois anos estará no topo e vamos vê-lo num dos melhores europeus, porque tem muita qualidade e adora desafios", registou.

Cubillas

"Um jogador que me encanta"

Na recente visita a Portugal, o antigo craque peruano disse ter ficado encantado quando viu James, ao serviço da Colômbia, num particular em Miami. "James é um jogador que me encanta. Adorei o que vi e tem muito potencial", disse o ex-avançado dos dragões, que saltou por cima do nome de Hulk na hora de destacar um jogador do atual plantel.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: