quarta-feira, 1 de agosto de 2012

F.C. Porto: Castro convenceu e ficará no plantel

A polivalência do português e a sua atitude no seio do grupo convenceram o treinador Vítor Pereira

 André Castro tem lugar reservado no plantel do F.C. Porto para a temporada 2012/13. Vítor Pereira ainda não comunicou ao jogador essa intenção mas todos os indícios apontam nesse sentido. A polivalência do português e a sua atitude no seio do grupo convenceram o treinador.

No final da segunda temporada de empréstimo ao Sp. Gijón, Castro voltou a ser chamado para os trabalhos de pré-temporada do F.C. Porto. Atualmente com 24 anos, o internacional luso pretendia uma clarificação sobre o futuro, considerando que nova cedência não faria sentido para a carreira.


Oriundo de uma família portista, o jogador manifestou ao longo dos anos o desejo de singrar no F.C. Porto. Aliás, o seu maior sonho é envergar a braçadeira de capitão de forma regular. Agora, terá uma nova oportunidade para dar passos nessa direção.

André Castro marcou o terceiro golo azul e branco no amigável frente ao Santa Clara (0-3). Com um setor intermediário reduzido a Fernando, Moutinho, Lucho e Defour, o jogador comprovou a sua utilidade e polivalência. Ao longo da pré-época, demonstrou competência para alinhar como médio defensivo, precavendo alguma ausência pontual de Fernando.


Formado no clube e português, o médio será útil na lista de jogadores para a próxima edição da Liga dos Campeões, atenuando um problema que o F.C. Porto sentiu ao longo das últimas temporadas.

Em 2010, Castro ficou no plantel com André Villas-Boas mas viria a ser emprestado a meio da época. No Sp. Gijón, encontrou espaço para se afirmar na Liga espanhola e crescer. Na temporada seguinte, a cedência ao emblema das Astúrias ficou definida durante o mês de agosto. Curiosamente, no mesmo período em que foi chamado por Paulo Bento para a seleção nacional.


«Continua a ser um sonho e um objectivo, ser capitão do F.C. Porto. Sou um apaixonado pelo clube, foi lá que cresci e sempre segui o F.C. Porto. Sou jovem e já tive a oportunidade de envergar a braçadeira nas pré-épocas. Espero ter essa oportunidade de forma definitiva no futuro», dizia o jovem ao Maisfutebol, no final de 2011.

Na reta final de uma temporada a bom nível no Sp. Gijón, Castro falou novamente com o nosso jornal, pedindo aos dragões para definirem claramente o seu rumo. «Andar emprestado já não faz sentido. Quando acabar a época terei 24 anos. Tenho de me afirmar. Tenho feito boas épocas quando sou emprestado, tanto no Olhanense como no Sporting, e agora algo tem de se decidir. Não se trata de uma exigência, mas não é bom andar sempre emprestado. Nunca sabemos onde vamos estar na época seguinte».

Nesta altura, tudo parece definido. Castro estará no F.C. Porto durante a época 2012/13.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: