quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cimeira de artilheiros em Coimbra

O que se pode esperar de um jogo que vai colocar frente a frente os dois melhores ataques do campeonato? Melhor ainda: o que acontecerá numa partida em que estarão presentes os cinco melhores marcadores da competição? Bem, a resposta, pelo menos a teórica, parece óbvia: muitos golos, claro. Pois bem, em Coimbra, no próximo sábado, estarão em confronto os dois melhores ataques do campeonato e os cinco principais goleadores da competição. Parece difícil, mas é verdade. Vamos lá aos números: o FC Porto já apontou 19 golos, a Académica 15, mais um do que o Braga e quatro do que o Benfica. No plano individual, Hulk lidera a lista de melhores marcadores, com oito golos apontados, seguindo-se Falcao, Varela, Miguel Fidalgo e Sougou, com quatro.

Depois dos números, apresentados assim a frio, refira-se que André Villas-Boas parece ser o único denominador comum destes cinco goleadores - para além dos golos, claro. O treinador do FC Porto trabalhou com os dois jogadores da Académica na última temporada e terá aconselhado, inclusivamente, a permanência definitiva de Miguel Fidalgo para esta época, depois de o avançado ter sido emprestado pelo Nacional durante um ano. Como é lógico, associar o bom desempenho dos dois jogadores da Académica a André Villas-Boas parece abusivo, até porque o principal mérito pertencerá a Jorge Costa, o actual treinador, apesar de este ser mais um dado curioso no lançamento do jogo mais importante da próxima jornada.

Outra curiosidade está associada a Hulk: o brasileiro, apesar de destacado no topo da lista de goleadores (oito golos, contra os quatro dos perseguidores), é o único não totalista deste quinteto em jogos do campeonato. Dito de outra forma, Falcao, Varela, Miguel Fidalgo e Sougou foram titulares nas oito primeiras jornadas, enquanto Hulk falhou um jogo (recepção ao Beira-Mar) devido a problemas familiares.

Mas ainda há mais. Nestas histórias cruzadas de goleadores, sobra ainda um parágrafo para Falcao, uma vez que o colombiano também tem um assunto pendente para resolver no próximo sábado. É que a Académica é a única equipa no campeonato a que o avançado nunca conseguiu marcar um golo - a outra excepção é o Portimonense, clube que, todavia, ainda não defrontou.

Hulk

Na Liga, Hulk tem uma média superior a um golo por jogo, já bisou por duas vezes em sete jornadas e é o actual líder dos melhores marcadores do campeonato, com oito golos, ou seja, o dobro dos dos concorrentes directos.

Falcao

El Tigre voltou a facturar contra o Leiria, na última jornada, apontando dois golos que pesaram na goleada imposta pelo FC Porto (5-1).

Com esses dois tentos, o colombiano consegue estar na luta pelos melhores marcadores do campeonato com quatro, depois de já antes ter bisado contra o Beira-Mar..

Sougou

Na época passada, sob o comando de André Villas-Boas, o senegalês esteve ao seu melhor nível, apontando nove golos no campeonato. Esta temporada, Sougou já leva quatro e está bem lançado para reeditar o feito.

Varela

Do trio de goleadores do FC Porto, Varela é talvez o mais improvável. Fez a diferença contra o Braga, tendo ainda garantido a vitória azul e branca na Madeira contra o Nacional, marcando também frente ao Leiria na última jornada.

Miguel Fidalgo

Começou a temporada com um golo apontado ao Benfica. Nas duas últimas jornadas, marcou sempre, pelo que saiu reforçada a visão de Villas-Boas, que aconselhou a sua continuidade.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: