quarta-feira, 16 de maio de 2012

Bracali: "Aqui trabalha-se, não se fala muito"

Bracali encerrou a sua primeira temporada no FC Porto com a conquista do campeonato e diz que percebeu o que diferencia os azuis e brancos dos outros emblemas. Para o guarda-redes brasileiro grande parte do sucesso resume-se à forma como a equipa aborda as competições. "O FC Porto é, de facto, o maior clube português, porque aqui vive-se a vitória e não se fala noutro resultado. Desde um amigável até a um jogo da Liga dos Campeões, é essa forma de pensar. Isso faz com que o FC Porto ganhe praticamente sempre", apontou. Quando colocado perante as dúvidas e as críticas que surgiram durante o percurso da equipa até à renovação do título, o guarda-redes respondeu com mais um traço do caráter que o clube projeta para o exterior: "O campeonato foi disputado, havia outras equipas a lutar pelo título, só que o FC Porto trabalha, não fala muito. Só fala quando a conquista é um dado adquirido, aí sim. O FC Porto trabalha para ser campeão, com mais ou menos pontos, e o que importa é atingir os objetivos", atirou.
Apesar de não jogar tanto quanto desejava, Bracali não escondeu a satisfação por ir de férias com mais um título no currículo: "Estou feliz, tive oportunidade de ser campeão e espero conquistar mais títulos, porque esta equipa já entra no campeonato com 90 por cento de chances de ganhar", frisou.
Mas nesta sua estreia de azul e branco, o brasileiro acabou por se ver relegado para o banco, situação que quer inverter. "Vinha acostumado a jogar. Tinha uma série de mais de cem jogos no Nacional, mas sabia que era difícil, porque à minha frente tinha o melhor guarda-redes em Portugal. Sempre achei que podia jogar mais vezes, mas continuo a trabalhar e acredito que na próxima época as coisas possam mudar. A adaptação foi fácil, porque a essência do grupo é a humildade, por isso é que ganham tanta coisa. Agora, é difícil entrar no onze, porque a base está formada. Helton já é titular há sete anos, já passaram muitos segundos guarda-redes e não é fácil", comentou. 

Aplaudiu continuidade de Vítor Pereira no clube

Apesar de ter sido suplente esta temporada, Bracali não confundiu as coisas e confessou que ficou feliz por ver Vítor Pereira continuar à frente do FC Porto: "É um treinador trabalhador, super-humilde, que merece estar onde está. Merece a continuidade e não foi justo que a tivessem posto em causa". Aliás, Bracali foi mais longe nos elogios: "Não era fácil gerir um grupo que tinha ganho tudo, mas ele teve competência suficiente para carregar a equipa. É normal que durante uma época aconteçam coisas, mas ele teve pulso para manter o FC Porto no caminho das vitórias". 

"FC Porto é maior do que todos os jogadores"

O mercado de transferências está aí e as especulações também, com o nome de Hulk à cabeça. Mas Bracali não se atrapalhou: "O FC Porto é maior do que todos os jogadores, não depende de nenhum. Este clube é capaz de ir buscar outro para substituir qualquer um. É lógico que se jogadores como Hulk continuarem o FC Porto terá mais chances de ganhar, mas é um clube que tem condições para ir buscar outros tão bons. Basta olhar para o passado e ver quantos grandes jogadores já passaram por aqui, atirou".
A época do compatriota Kléber também foi comentada: "Ele trabalhou sempre para que as coisas acontecessem. Tem potencial para vencer e perfil de campeão. O hat trick ao Rio Ave foi para ir de férias com uma imagem melhor". 

in "ojogo.pt"

Sem comentários: