quinta-feira, 1 de março de 2012

Bom arranque e comparações não chegam para iludir Janko

Os três golos apontados por Janko nos quatro primeiros jogos com a camisola do FC Porto não passaram despercebidos na Áustria, onde o avançado se encontra ao serviço da seleção. Aliás, o jogador reconhece que era difícil começar melhor, mas nem por isso se colocou em bicos de pés. "De facto, acho que estive bem num período de tempo tão curto, penso que isso agradou aos adeptos e sinto-me lisonjeado por me compararem com outros grandes goleadores que marcaram o clube. Foi um bom início para mim, mas nada mais do que isso", apontou. A vontade de Janko vai muito mais além: "O que me preocupa é poder continuar a ajudar o clube e tornar-me um jogador importante para a equipa".
Com cerca de um mês de azul e branco vestido, o austríaco parece saborear cada momento desta nova etapa na carreira. "Aterrei num clube de topo, disso não restam dúvidas. O FC Porto é um dos emblemas de maior sucesso na Europa nos últimos dez anos, o que diz muito sobre a forma como se trabalha lá. Poder respirar numa atmosfera tão profissional é muito importante para mim. Estou mesmo num clube muito especial", frisou.
Janko está muito entusiasmado por ter ingressado no FC Porto e aos 28 anos sente-se na plenitude das suas capacidades: "Sempre achei que teria qualidade suficiente para chegar a um clube como este. Não é uma questão de vaidade, mas foi uma forma de me motivar e de acreditar no meu potencial. Acho que surpreendi muita gente"
Para além das questões profissionais há os aspetos culturais que fazem com que o dia-a-dia do jogador dificilmente se torne monótono em Portugal. Primeiro impacto: a praxe no FC Porto. "Formam duas filas e depois temos de passar a correr pelo meio enquanto nos enchem de porrada. Só depois disso somos jogadores do clube", contou.

3 Questões

Orlando Sá, avançado do Fulham

1 | Como analisa a rapidez com que Janko se afirmou no FC Porto?
É um ponta-de-lança que tem características que lembram um pouco o Jardel e penso que se adapta muito bem ao sistema de jogo do FC Porto. Aliás, a forma como a equipa joga favorece muito as suas potencialidades e penso que isso tem sido evidente nestes primeiros jogos. Trata-se de um jogador que a equipa reclamava e por isso é uma mais-valia óbvia.

2 | O que acrescentou Janko à equipa? Qual é a face visível da sua entrada no onze?
Olhando para os números, eles dizem-nos que marcou três golos em quatro jogos, o que é ótimo. Acrescentou muito à equipa, porque o Kléber é bom jogador, mas é um avançado diferente. O FC Porto estava a precisar de um goleador e o Janko encaixa muito bem naquilo que necessitavam.

3 | O FC Porto mudou alguma coisa na sua forma de jogar desde que tem Janko? Como se tira partido de um avançado com as suas características?
A maioria dos lances em que pode criar perigo resultarão de cruzamentos, como é óbvio. Aliás, basta ver a forma como chegou aos seus golos para se perceber que é essa a sua grande potencialidade. De todos os golos que vi, resultaram sempre de lances pela linha a pedir um simples desvio e o FC Porto precisava de alguém que oferecesse isso à equipa. Com Janko, que tem um perfil de avançado que existe muito aqui em Inglaterra, o FC Porto ganha profundidade, já que se trata de um jogador que segura muito bem uma defesa.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: