terça-feira, 23 de novembro de 2010

Regresso de Fernando é mais-valia no centro

Brasileiro tem recuperado bem
 
Não é que Guarín esteja a comprometer, muito pelo contrário, mas a presença de Fernando dá outra dimensão ao meio-campo do FC Porto, especialmente nos movimentos defensivos. É com essa ideia que Villas-Boas encara a provável integração do brasileiro nos primeiros treinos da semana e a sua disponibilidade para o duelo com o Sporting.

Tendo acabado a semana passada a trabalhar de forma condicionada, o trinco deu desde logo indicações de que estaria em condições de acompanhar a equipa a Alvalade. Não como mero espectador, mas como parte ativa do clássico. O técnico sabe qual a importância de ter o Polvo em campo. Um jogador que, sozinho, é capaz de assumir quase todas as despesas defensivas no centro do relvado, libertando João Moutinho e Belluschi para espaços mais adiantados. Fernando é ainda um aliado de respeito para a dupla de centrais, impondo a sua capacidade física como poucos no exercício da sua função.

O médio, de 23 anos, está sem competir há três semanas, mas isso não é motivo para causar apreensão a Villas-Boas. A sua presença na equipa é mais importante do que a ausência a que esteve sujeito. Basta lembrar o que aconteceu na época passada quando os dragões foram derrotados por 3-0 pelo rival de Alvalade. Sem o brasileiro, Jesualdo Ferreira optou por Tomás Costa e o resultado ficou à vista. Guarín está muito acima do seu antigo companheiro de equipa, só que essa circunstância não o equipara, por si só, ao Polvo. Não é fácil atingir o patamar de um jogador que tem visto passar pelo plantel muita gente como suposta alternativa, mas que não tem vingado. Enquanto isso, está previsto o seu regresso ao onze.

in "record.pt"

Sem comentários: