sexta-feira, 15 de abril de 2011

Os sete trabalhos de Villas-Boas até ao fim da Liga

Treinador chegou ao Dragão para ganhar o campeonato e já conseguiu, mas existem outros recordes a serem fabricados na loja do mestre André.


O título parece não satisfazer André Villas-Boas, de tal forma que o técnico não quer que venha só. "Há uma série de objetivos que podemos atingir", realçou após a vitória por 3-2 em Portimão.
"74 pontos a quatro jornadas do fim é um número importante. Há ainda o recorde de pontos num campeonato disputado a 16 equipas, o número de golos sofridos e marcados, o prestígio desta camisola que pesa... Queremos atingir números importantes no final do campeonato", especificou.
Contas feitas, o FC Porto corre ainda por sete objetivos que garantiriam (ainda mais) entrada direta no livro dos recordes. E são esses sete trabalhos de Villas-Boas que o Expresso apresenta em síntese.

Os sete trabalhos de André Villas-Boas 


1. Terminar a Liga sem derrotas. Apenas uma equipa conseguiu acabar o campeonato sem derrotas: o Benfica, campeão em 1972-73 (28 vitórias e 2 empates, com FC Porto e Atlético fora) e segundo classificado em 1977-78 (21 vitórias e 9 empates). Os dragões estão a quatro jogos de alcançar essa meta, necessitando manter esse registo contra Sporting (casa), V. Setúbal (fora), P. Ferreira (casa) e Marítimo (fora).
2. Pontos. Basta uma vitória para este FC Porto bater o recorde de pontos em campeonatos com 16 equipas (76, do Benfica na última temporada)mas existe outro registo paralelo maior - caso vença os quatro encontros em falta (o que aumentaria para 18 o número de partidas seguidas a ganhar), os dragões igualam o próprio máximo de pontos conseguidos na Liga (86), em 2002-03, com... José Mourinho como treinador (embora aqui o campeonato fosse a 18).
3. Golos marcados. Com apenas quatro encontros por disputar, é praticamente impossível chegar aos 78 golos do Benfica em 2009-10 (eram necessários 17, numa média acima de 4 por jogo) mas os números não ficam por aqui e existe uma meta real e alcançável - conseguir bater a marca de 124 golos oficiais dos encarnados com Jorge Jesus. Nesta fase, o FC Porto tem 111 golos entre campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça e Liga Europa, precisando de mais 14 em seis partidas que garantidamente irá disputar (e que podem chegar a dez, caso os portistas consigam chegar às finais da Taça de Portugal e da Liga Europa).
4. Golos sofridos. Os dois golos sofridos em Portimão hipotecaram as hipóteses portistas de conseguirem igualar o melhor registo máximo: apenas nove golos sofridos (1983-84 e 1979-80, épocas em que os dragões ficaram no segundo lugar). Ainda assim, podem igualar 1991-92 e superar outros registos no topo do ranking (13, em 1984-85 e 2007-08), ficando como uma das defesas mais sólidas de sempre.
5. Pleno de vitórias em casa. Nos últimos 30 anos, o FC Porto foi a única equipa capaz de fazer campeonatos inteiros sem perder pontos em casa: 1983-84 (15 vitórias), 1987-88 (19) e 2003-04 (17). Nesta altura, Villas-Boas está apenas a dois triunfos desse registo, conseguindo uma marca que nem José Mourinho alcançou.
6. Distância para o 2.º lugar. Em duas semanas, o Benfica deixou que a distância pontual para o topo da classificação passasse de 13 para 19 pontos (derrotas com FC Porto e Naval), o que pode dar outro recorde aos dragões - nunca um campeão conseguiu terminar a Liga com mais de 14 pontos de vantagem sobre o segundo classificado (em 2007-08).
7. Dois jogadores no pódio dos goleadores. Hulk prepara-se para confirmar uma regra das últimas três décadas: colocar o nome do FC Porto no topo da lista dos melhores marcadores do campeonato (tem 22 golos, sete de vantagem sobre João Tomás). No entanto, e apesar dos 13 goleadores que os dragões tiveram entre Lisandro, McCarthy, Pena, Jardel, Domingos ou Gomes, nunca os dragões conseguiram ter dois jogadores no pódio como nesta fase - Falcao, com 12 golos, está em terceiro com mais dois que Baba, do Marítimo. O melhor que o FC Porto conseguiu nesse particular até hoje foi em 1982-83, quando Fernando Gomes foi o melhor marcador com 36 golos e Walsh ficou em quinto com 15.
in "expresso.pt"

Sem comentários: