sexta-feira, 15 de abril de 2011

Porto AAA. Ninguém se atreve a baixar o rating à equipa de Villas-Boas

Muda aos cinco, acaba aos dez. Foram assim os quartos-de-final entre FC Porto e Spartak de Moscovo. Villarreal é o adversário dos dragões nas ''meias''


Afinal o futebol é o ópio do povo, não a religião. O país pode estar no grupo dos PIGS, mas na Europa do futebol mandamos nós (pelo menos na Liga Europa). O país está em crise, já não se aguenta sem o FMI, mas os dragões conseguem derrubar o Kremlin e as equipas portuguesas teimam em dar alegrias ao povo nas competições europeias. As agências baixam o rating às empresas públicas e aos bancos, mas com o CEO André Villas-Boas ninguém se atreve a desvalorizar este FC Porto de classificação máxima. Ontem voltou a golear o Spartak de Moscovo, por 5-2, e terminou a eliminatória com expressivos 10-3. Isto a uma equipa que era apontada como uma das mais fortes no sorteio dos quartos-de-final.

Como se não bastasse, Villas-Boas voltou a reescrever a história. Não se quer comparar a Mourinho, mas já tinha conseguido mais vitórias nesta edição da Liga Europa que o Special One (oito) quando levantou o troféu em 2002/03 pelo FC Porto. Ontem, André bateu quem ainda estava no seu caminho: Roy Hodgson, Mircea Lucescu e Ernesto Valverde, que tinham 11 vitórias numa só temporada nas competições europeias. Pois bem, o técnico do FC Porto chegou às 12 e tem pelo menos mais dois jogos para disputar.

Os números do FC Porto continuam a impressionar. Tem o melhor ataque da Liga Europa, com 29 golos, e o melhor marcador, Falcao, com 11. A deslocação à Rússia pareceu um passeio. O treinador não poupou jogadores (apenas trocou Varela por Rodríguez) mas o Spartak pouco incomodou, e só conseguiu marcar quando os dragões já venciam 3-0 e a eliminatória estava mais que resolvida.

Hulk abriu o caminho com um arranque ao alcance de poucos, Guarín e Falcao voltaram a marcar e Micael e Rodríguez também fizeram o gosto ao pé. Agora o Villarreal é o próximo adversário, nas meias-finais e, se o FC Porto chegar a Dublin, vai haver pela primeira vez uma final 100% portuguesa em competições europeias.


in "ionline.pt"

Sem comentários: