sexta-feira, 13 de abril de 2012

Falcao: "Também me sentirei campeão"

Falcao e Rúben Micael foram utilizados por Vítor Pereira na primeira jornada do campeonato, com o V. Guimarães, e também terão direito a inscrever o seu nome na lista de campeões , caso o FC Porto confirme a revalidação do título. El Tigre acredita que é o que vai acontecer. "Também me sentirei campeão se o FC Porto conseguir o título", admitiu, em declarações a O JOGO, no final do encontro com o Real Madrid.
Falcao garante que tem "um grande carinho pelos adeptos" e pelo clube. "Marcou-me muito, foi importante para a minha carreira", frisou, manifestando o desejo de ver os portistas torcerem pelo triunfo dos colchoneros na Liga Europa. "Espero poder repetir o feito da Liga Europa esta época com o Atlético de Madrid. Sei que os portistas também vão estar a apoiar-me", atirou. Sapunaru, pelo menos, já o fez publicamente.
Com quatro jornadas para o FC Porto segurar a vantagem de quatro pontos, o goleador deixou uma mensagem aos antigos companheiros, desde Madrid: "Que não desperdicem esta oportunidade".
Em Inglaterra, por exemplo, só é reconhecido como campeão quem jogar um mínimo de dez partidas, seja na condição de titular ou de suplente utilizado. El Tigre e Rúben Micael só têm um, mas há outros jogadores que também não teriam direito à medalha se os regulamentos fossem iguais em Portugal. Guarín, Fucile, Souza e Walter têm todos menos de dez jogos. E dos jogadores que ainda estão no plantel, Iturbe e Danilo não atingiriam os dez jogos mesmo se fossem usados nos quatro jogos que faltam. E Mangala só teria direito a faixa se jogasse com o Beira-Mar, Marítimo, Sporting e Rio Ave.

"Queria ter ido ver um jogo ao Dragão"


Apesar de estar a apenas 560 quilómetros de distância, Falcao ainda não regressou à Invicta desde que assinou pelo Atlético de Madrid, em agosto, mas continua a ter casa na cidade e não está a pensar em vendê-la. Pelo menos por enquanto. O avançado lamenta ainda não ter tido a oportunidade de voltar ao Porto. "Queria ter ido ver um jogo esta época ao Estádio do Dragão, mas não tive mesmo oportunidade de o fazer e dificilmente ainda o consigo", referiu. As folgas têm sido poucas ao longa da época e o único fim de semana livre, quando esteve castigado por acumulação de amarelos, foi passado em ações publicitárias da marca desportiva que o patrocina.


Rúben Micael

"Naquela casa não se falha nos momentos cruciais"


Rúben Micael começou a época convencido de que ficaria no FC Porto, até porque era essa a sua vontade e não havia grandes movimentações de mercado para os seus lados. Por isso, Vítor Pereira ofereceu-lhe a titularidade na Supertaça Cândido de Oliveira. Depois, o madeirense foi o primeiro a saltar do banco na visita ao terreno do V. Guimarães, na primeira jornada do campeonato. Foram apenas 28 minutos na prova, suficientes para que também ele, tal como Falcao, se sinta "um pouco" campeão nacional, caso o FC Porto não deixe fugir a vantagem conseguida nas últimas semanas. Após esse jogo no Minho, como se sabe, foi vendido.
De Espanha, tem acompanhado com atenção o campeonato português e, apesar do evidente equilíbrio entre os três da frente, está mais do que convencido de que o FC Porto vai revalidar o título. "Não acredito que o FC Porto deixe fugir esta vantagem. Naquela casa nunca se falha nos momentos cruciais e não vai falhar a conquista deste título", atirou em declarações a O JOGO.
Empenhado em ajudar o Saragoça a manter-se no principal escalão em Espanha, Rúben Micael não vai ter tempo a festejar o título dos portistas, se este se confirmar. "Ficarei mesmo muito contente se o FC Porto confirmar o título. O plantel merece tudo de bom", frisou.
O madeirense, que foi vendido ao Atlético de Madrid juntamente com Falcao, no final de agosto fez questão de recordar a sua prestação no FC Porto. "Joguei alguns minutos na primeira jornada e fui titular na Supertaça Cândido de Oliveira, por isso, também me sinto parte do grupo. Ajudei no que pude antes de sair", lembrou.
No último sábado, Rúben Micael foi derrotado pelo Barcelona, uns minutos antes dos antigos companheiros subirem ao relvado da Pedreira para o jogo que os deixaria mais folgados na liderança. "Só vi os últimos 20 minutos, porque tive jogo, mas pareceu-me que o FC Porto foi um justo vencedor em Braga. Ainda por cima, depois o Benfica perdeu em Alvalade. Quatro pontos nesta altura do campeonato é muita coisa", insistiu.


Cinco faixas merecidas


Ao contrário do que é normal, os jogadores que saltaram "fora do barco" no mercado de inverno foram opções regulares de Vítor Pereira ao longo da temporada. Problemas pessoais, expectativas frustradas e a necessidade de reduzir o grupo ditaram a saída de cinco possíveis futuros campeões nacionais. E nenhum deles é estreante...

Fucile

7 jogos, 630 minutos, 0 golos

Um caso estranho, tendo em conta que começou a época como titular indiscutível. No início, à esquerda porque Álvaro Pereira estava com um pé no Chelsea. Depois, à direita porque o treinador o preferia em detrimento de Sapunaru. Acabaria afastado da equipa à 7ª jornada. E de vez. Em janeiro foi cedido ao Santos.

Souza

8 jogos, 321 minutos, 0 golos

Bem aproveitado de começo, quando Fernando estava com a cabeça fora do FC Porto, o trinco foi vítima, depois, do "renascer" do Polvo. Fernando tem secado trinco atrás de trinco ao longo dos anos e Souza não foi exceção. Como queria jogar para ter hipóteses de ir aos Jogos Olímpicos, o FC Porto aceitou emprestá-lo ao Grémio.

Guarín

7 jogos, 418 minutos, 1 golo

O golo em casa da Académica foi o ponto alto das 10 jornadas em que esteve à disposição de Vítor Pereira. Depois, a vontade de jogar no Calcio, o interesse de Inter e Juventus e uma arreliadora lesão - só o deixou disponível no fim de março -, motivaram a saída, num empréstimo com opção de compra.

Belluschi

16 jogos, 910 minutos, 1 golo

Pode considerar-se a saída mais surpreendente, tendo em conta que foi 10 vezes titular em 16 jornadas e que até foi o melhor em campo no jogo (visita ao Gil Vicente) que antecedeu o seu empréstimo ao Génova. No fundo, o argentino foi vítima da chegada de Lucho González e do crescimento de Defour como opção válida.

Walter

6 jogos, 264 minutos, 2 golos

Ainda que Kléber não seja Falcao, o Bigorna nunca se conseguiu revelar uma opção de qualidade. Problemas pessoais dificultaram a tarefa, mas o pior foi quando Hulk foi desviado, com relativo sucesso, para o eixo do ataque. Sendo terceira opção, e com a perspetiva da chegada de Janko, a cedência ao Cruzeiro era inevitável.


Bracali espera estrear-se


Kadú já teve direito ao prémio de utilização na Taça de Portugal (foi o mais jovem de sempre a estrear-se pelo FC Porto), mas é difícil que jogue no campeonato. O título não se deve decidir antes da penúltima ou última jornada e, por isso, à frente do terceiro guarda-redes ainda está Bracali, também ele à espera de se estrear para poder festejar.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: