sexta-feira, 1 de abril de 2011

"Espero festejar na Luz"

Arrumar já a questão e oferecer aos adeptos do FC Porto a suprema celebração conquistando o título no Estádio da Luz é a ideia de Rolando, que está, portanto, confiante para o clássico. Aliás, nem quer ouvir falar noutro resultado que não seja o da vitória. Para o central duas semanas de espera por este jogo não custaram a passar nem aumentaram a tensão da equipa. "Metade do plantel teve jogos de selecção para manter o ritmo e os que ficaram tiveram uns dias para descansar. A ansiedade não aumentou", garantiu, mesmo que só tenha um resultado na cabeça. "Ao FC Porto, seja onde for e contra quem for, só interessa a vitória

E vencer o Benfica em pleno Estádio da Luz significa fechar as contas do campeonato. "Com os três pontos somos campeões. Por isso, espero festejar lá o título. O maior objectivo é ser campeão e queremos isso o mais rápido possível", frisou, admitindo que o sabor será diferente se o conseguir na casa do rival. "Ser campeão, por si só, já é especial. Sê-lo contra um grande adversário terá uma carga emocional maior, sobretudo para os adeptos e queremos dar-lhes essa alegria. Ficará para a história se acontecer", lembrou, da mesma forma que esta equipa do FC Porto entrará para a história da prova se conseguir terminar o campeonato sem derrotas. Seja como for, Rolando desvalorizou o facto. "Estamos a um jogo de sermos campeões e essa é a nossa motivação. Se chegarmos ao fim sem derrotas será um bónus".

Gerir as emoções será, seguramente, uma das preocupações de André Villas-Boas até ao apito inicial de Duarte Gomes, mas Rolando diz que não há ansiedade no balneário. "Estamos habituados a sermos campeões e este é mais um jogo normal". Há um ano, o Benfica estava na situação do FC Porto, mas saiu derrotado do Dragão e viu a festa adiada, dado que o central não deixou passar em claro. "Sei que no ano passado eles vieram aqui e nós fizemos o normal no FC Porto que é jogar para ganhar. Simplesmente isso. Quanto ao que eles vão tentar fazer, não estou preocupado", garantiu.

Devido às selecções, só ontem é que todo o plantel voltou a estar reunido para começar, de facto, a preparar o clássico. Restam poucos dias para o jogo, mas nada que afecte a equipa. "Já estamos acostumados a isto porque o FC Porto tem, normalmente, metade dos jogadores nas selecções. Este é mais um jogo a seguir às selecções e temos tempo suficiente para nos prepararmos. Já estamos bem entrosados e mais dia menos dia não faz diferença nenhuma", frisou, esperando um jogo difícil porque "o adversário tem qualidade". E estas foram as únicas palavras de Rolando sobre o adversário de domingo. Nem perante a insistência sobre que tipo de jogo espera do Benfica, o central abriu o jogo. "Não faço a mínima ideia do que eles pensam para este jogo. Só sei que queremos chegar lá para ganhar". Nova tentativa: que debilidade Rolando encontra neste Benfica em que o guarda-redes Roberto tem sido criticado? A resposta foi diplomática. "Prefiro falar dos nossos e o Helton, o Beto e o Kieszek têm grande qualidade".

O jogo de domingo é apenas o primeiro de dois confrontos com o Benfica marcados para Abril e ambos são decisivos. Este pode fechar o título o outro, a 20, decide quem acompanha o Guimarães na final da Taça de Portugal. Rolando, se pudesse escolher, "preferia ganhar os dois jogos porque é essa a filosofia do clube"

A terminar, desvalorizou o regresso de Hulk e Sapunaru à Luz depois do famoso caso do "túnel" que levou à suspensão dos dois na época passada. "Não posso falar por eles, mas isso já faz parte do passado. Este é só mais um jogo, que é especial porque se ganharmos seremos campeões", concluiu.

"Que os adeptos nos ajudem"

Fora das quatro linhas também haverá clássico e os recentes episódios de violência e apedrejamento das comitivas dos dois clubes só contribuíram para incendiar um ambiente que por si só - pelo que está em jogo e pela rivalidade dos clubes - estará a escaldar. O Estádio da Luz será um autêntico barril de pólvora no domingo e Rolando espera que tudo corra bem, sem mais problemas entre as claques. Por isso, deixou um apelo aos adeptos do FC Porto para que se concentrem apenas em puxar pela equipa. "Mais uma vez eles vão estar lá em peso para nos apoiar e peço que nos ajudem porque vamos fazer os possíveis por lhes dar a alegria de sermos campeões no campo do principal adversário", referiu, deixando também uma mensagem de fair-play que, garantiu, será adoptada pela equipa quando o árbitro der o apito inicial. "A violência não ajuda em nada e espero que tudo corra bem. Da nossa parte, vamos procurar fazer um jogo correcto", sublinhou.
Em todo o caso, Rolando sabe que o FC Porto não será recebido num ambiente favorável no Estádio da Luz. Nada que altere a confiança da equipa que, lembrou, já está habituada a este tipo de situações. "Não vai ser favorável porque é um jogo fora de casa e com o nosso grande rival. Mas estamos preparados para isso".

Uma semana na selecção e cinco dias para o clássico

Rolando foi um dos internacionais que o FC Porto cedeu às selecções, ausentando-se dos treinos no Olival durante dez dias. O central começou por ser titular ao lado de Ricardo Carvalho no empate com o Chile, ficando no banco na partida seguinte com a Finlândia. Na quarta-feira voltou ao clube e começou, finalmente, a preocupar-se com o clássico do título.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: