terça-feira, 22 de outubro de 2013

FC Porto e Zenit: tanto que eles têm em comum

Clube de São Petersburgo tem ligações estreitas com o emblema portista e com muito do futebol português


A ligação entre o FC Porto e o Zenit de São Petersburgo começa em 2010 quando Bruno Alves se transferiu do clube português para o russo. E, desde então, essa relação – extensível também ao futebol português, pois que começou logo em 2008 – nunca mais parou de se estreitar. Nesta terça-feira, essa ligação ganha mais um ponto alto quando os dois emblemas se defrontarem no Estádio do Dragão para mais uma jornada da Liga dos Campeões.

A história recente do Zenit é mesmo feita dessa relação estreita quer com os portistas quer com o futebol nacional. O último momento deu-se neste verão quando a equipa russa defrontou o Paços de Ferreira na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões; um P. Ferreira que chegou à Champions sob a orientação de Paulo Fonseca, que é o treinador do FC Porto que o Zenit vai defrontar agora – as relações são próximas, já se disse.

E mais do que apenas por coincidências do destino. Como Bruno Alves, também Hulk trocou o FC Porto pelo clube de São Petersburgo. Foi mais tarde do que o defesa – foi em 2012 –, mas não foi sozinho. Com o brasileiro foi outro jogador do futebol português: Witsel deixou o Benfica também para jogar no campeonato da Rússia. E não se ficou sem uma terceira contratação relacionada com Portugal nessa época que passou: a contratação ao Siena de Luís Neto no mercado de inverno. À espera de todos eles esteve sempre Danny, o internacional português que está em São Petersburgo desde 2008 – e, em 2009, passou a estar também Fernando Meira.

Equlíbrio na estatística de confrontos é total

Esta não será, também, a primeira vez que o Zenit vem ao Dragão. E o Zenit de agora não é assim tão diferente (no que respeita aos jogadores do plantel) daquele que defrontou o FC Porto em 2001/12. As duas equipas encontaram-se também na fase de grupos da Liga dos Campeões de então e os russos levaram a melhor. Ganharam 3-1 em São Petersburgo e empataram 0-0 no Porto. No que respeita aoonze do Zenit que deverá entrar nesta terça-feira em campo, haverá várias mudanças na equipa de Luciano Spalletti. Mas dos onze apresentados em dezembro de 2011, são apenas quatro jogadores os que já não estão no plantel russo.

Do lado do FC Porto, em relação a esse jogo, as mudanças são inversas na ordem dos números. Da equipa utilizada por Vítor Pereira há duas temporadas, são seis os que continuam no Dragão e Maicon é atualmente suplente: continuam Helton, Otamendi, Defour e Fernando – Varela foi suplente e é agora titular. Dessa equipa portista frente ao Zenit já não estão no FC Porto Rolando, Álvaro Pereira, João Moutinho, Djalma, James Rodríguez, Belluschi, Kléber e (claro) Hulk – o mais aguardado neste conjunto de regressos.

Nesse mesmo ano, o Zenit voltou a cruzar-se com o futebol português encontrando o Benfica já nos oitavos de final da Champions. E os russos foram eliminados na Luz depois de perderem 2-0. A terceira vez (que foi primeira) que o clube de São Petersburgo defrontou clubes portugueses foi nos play-offs da Liga Europa de 2009/10 frente ao Nacional. E também saiu derrotado valendo ao emblema funchalense um triunfo por 4-3 no Estádio da Madeira. No saldo com clubes portugueses o equilíbrio da estatística é total tendo tido como resultado duas eliminações para os emblemas lusos e tendo o Zenit uma eliminação a seu favor; à custa precisamente do FC Porto, que nunca ganhou ao seu próximo adversário. 

Histórico de confrontos do Zenit com equipas portuguesas:

Liga Europa 2009/10 (play-offs)
Nacional-Zenit, 4-3
Zenit-Nacional, 1-1

Liga dos Campeões 2011/12 (fase de grupos)
Zenit-FC Porto, 3-1
FC Porto-Zenit, 0-0

Liga dos Campeões 2011/12 (oitavos de final)
Zenit-Benfica, 3-2
Benfica-Zenit, 2-0

Saldo de jogos do Zenit com portugueses:
6 jogos, 2 vitórias, 2 empates, 2 derrotas, 10 golos marcados, 10 golos sofridos

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: